Pedagogias da moda na TV

Uma análise do Esquadrão da Moda

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DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2710

Mots-clés :

Pedagogias da moda, Reality show, Esquadrão da moda, Identidade cultural, Estudos Culturais

Résumé

O Esquadrão da Moda, em sua versão brasileira, é um reality show bastante popular no Brasil que procura ensinar as participantes a se vestirem, apresentando looks que estejam de acordo com o cotidiano e a personalidade de cada uma. Objetiva-se, a partir da perspectiva teórica dos Estudos Culturais, dos Estudos de Mídia e de Moda analisar as chamadas pedagogias da moda colocadas em ação pelo referido programa. Enfatiza-se as relações entre corpo, moda e identidades culturais, bem como assume-se que as pedagogias da moda (trans/de)formam os corpos e os comportamentos dos sujeitos, auxiliam no processo de representação e dos grupos sociais e, por fim, (de)marcam as identidades culturais.

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Bibliographies de l'auteur-e

Priscila Gil Wagner, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutoranda em Educação – Estudos Culturais pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Erechim, na área de Moda e Vestuário.

Daniela Ripoll, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Educação – Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA).

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Publié-e

23-05-2023

Comment citer

Gil Wagner, P., & Ripoll, D. (2023). Pedagogias da moda na TV: Uma análise do Esquadrão da Moda. E-Compós, 26. https://doi.org/10.30962/ec.2710

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Artigos Originais