Abordagem crítica da cultura da inspiração: produção de narrativas e o ideário da sociedade empreendedora

Auteurs-es

  • Vander Casaqui

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.1355

Mots-clés :

Comunicação e consumo. Cultura da inspiração. Cultura empreendedora. Discurso.

Résumé

No contexto contemporâneo, a inspiração é um termo recorrente, quando observamos os discursos que difundem a ideologia do empreendedorismo. Em abordagem crítica, nossa pesquisa tem como objetivo analisar o papel das narrativas inspiracionais, na publicização do ideário da “sociedade empreendedora”. O objeto deste estudo inclui discursos de empreendedores e empreendedores sociais, palestras motivacionais, entre outros produtos midiáticos que assumem a missão de inspirar. O resultado desse mapeamento aponta para a cultura da inspiração como elemento chave para promover o engajamento dos sujeitos no capitalismo de nosso tempo, como discutem Boltanski e Chiapello (2009).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

26-08-2017

Comment citer

Casaqui, V. (2017). Abordagem crítica da cultura da inspiração: produção de narrativas e o ideário da sociedade empreendedora. E-Compós, 20(2). https://doi.org/10.30962/ec.1355

Numéro

Rubrique

Cultura