https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/issue/feed E-Compós 2023-12-27T22:44:00-03:00 Comissão Editorial E-Compós revistaecompos@gmail.com Open Journal Systems <p><strong>E-Compós</strong> é a publicação científica em formato eletrônico com periodicidade regular da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (<a href="https://www.compos.org.br" target="_blank" rel="noopener">Compós</a>). Lançada em 2004, recebe e publica artigos em fluxo contínuo, e tem como principal missão difundir a produção acadêmica brasileira e internacional da área de comunicação.</p> https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/3001 Podem as revistas melhorar sua avaliação sem sucumbir à lógica das big techs? 2023-12-27T22:44:00-03:00 Rogério Christofoletti rogerio.christofoletti@uol.com.br Thiago Falcão thiago.falcao@academico.ufpb.br Laura Guimarães Corrêa guimaraes.laura@gmail.com Maria Clara Aquino aquino.mariaclara@gmail.com Vitor Braga vitorbragamg@gmail.com 2023-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Rogério Christofoletti, Thiago Falcão, Laura Guimarães Corrêa, Maria Clara Aquino, Vitor Braga https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2872 Palimpsestos da racialidade nas mal traçadas linhas de nossa história 2023-11-01T16:31:59-03:00 Irene de Araújo Machado irenear@usp.br <p>Este ensaio discute o tema do apagamento atribuído aos fatos históricos e aos negros escravizados no Brasil, com o objetivo de rever formulações consagradas e oficializadas. Para isso, orienta-se pelo método da metalinguagem crítica, submetendo conceitos ao exame da pertinência a contextos históricos precisos. Como hipótese, toma a noção de palimpsesto como revelação, acompanhando o pensamento da historiadora Beatriz Nascimento, que, contestando definições históricas convencionais, chega à concepção de quilombo como forma de revisão histórica do negro como ser humano. Abre, assim, diálogos com o pensamento negro radical internacional e com produções audiovisuais para verificação dos argumentos.</p> 2023-11-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Irene de Araújo Machado https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2424 Olhar corpos e produzir imagens 2021-05-13T08:50:57-03:00 Daniel Bilac Pianchão do Carmo bilac.daniel@gmail.com Laura Guimarães Corrêa guimaraes.laura@gmail.com <p>Neste artigo, analisamos dinâmicas de naturalização e desnaturalização de discursos codificados em imagens no contexto do ano de 2020, em que discussões e manifestações sobre questões raciais foram deflagradas. Partimos de produções de duas mulheres negras estadunidenses: Darnella Frazier, que registrou em vídeo a execução de George Floyd; e Caroline Randall Williams, que usou seu espaço no <em>The New York Times </em>para debater sobre racismo, corpo e monumentos. Com essa empiria, buscamos compreender como as operações do olhar opositor mostram-se produtivas e capazes de afetação, provocando reflexão e mobilização sobre o tema na mídia e nas ruas, em escala global.</p> 2021-05-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Daniel Bilac Pianchão do Carmo, Laura Guimarães Corrêa https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2837 A cidade falante pelos artefatos gráficos urbanos 2023-10-31T10:48:29-03:00 Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa regianemo@ufrb.edu.br Fábio Sadao Nakagawa fabiosadao@gmail.com <p>Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no bairro Lavapiés, localizado na região central de Madrid, voltada a apreender o modo pelo qual ocorre a constituição da memória cultural da região por meio de um conjunto de artefatos gráficos urbanos e/ou mensagens urbanas. Tendo por base o conceito de memória cultural formulado pelo semioticista Iúri M. Lotman e como estratégia metodológica a deriva (DEBORD, 2003), foram selecionadas mensagens verbais em cujas frases há a indicação sobre “o que se protesta”, “contra quem se protesta” ou “a que se contrapõem”. Com isso, nota-se que a memória do bairro é ativada pela relação entre o “eu” e o “alheio”, em que se busca delinear aquilo que é ou deve ser Lavapiés.</p> 2023-12-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, Fábio Sadao Nakagawa https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2873 O interdito nas telenovelas e as webséries lésbicas brasileiras como produto de transgressão 2023-12-07T11:13:37-03:00 Vanessa Paula Trigueiro Moura vanessatrigueiro.ifrn@gmail.com Lívia Cirne de Azevedo Pereira livia.cirne@ufrn.br <p>As webséries são narrativas seriadas, semelhantes às séries televisuais, que emergem a partir do contexto da cultura da convergência e são produzidas para distribuição na <em>web</em>. Nesse contexto, o artigo propõe uma reflexão sobre o interdito no regime de representação de gênero e sexualidade das telenovelas brasileiras e um debate sobre webséries lésbicas, introduzindo o conceito de fuga aplicado a essas narrativas ficcionais. Parte-se da ideia de que as webséries inauguram novas visibilidades e rompem com padrões pautados pela heteronormatividade. Apresentamos, por fim, o universo dessas produções no Brasil, trazendo a websérie potiguar <em>SEPTO </em>como representante dessas narrativas.</p> 2023-12-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Vanessa Paula Trigueiro, Lívia Cirne https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2938 Operação Barbies Macumbeiras 2023-10-30T18:22:27-03:00 Ana Luísa Schuchter Rofino analuisa.schuchter@estudante.ufjf.br João Paulo Carrera Malerba joaopaulo.malerba@ufjf.br <p>O artigo analisa a dinâmica dos discursos codificados e socialmente partilhados sobre as Comunidades Tradicionais de Terreiro (CTTro) através dos memes “Barbies Macumbeiras: qual você é?” de um perfil no Instagram. Compreendendo as imagens de controle como a dimensão ideológica do racismo (BUENO, 2020; COLLINS, 2019), analisamos como as narrativas acionadas produzem significações ligadas à lógica do racismo religioso ao aplicar a ideologia da boneca Barbie ao sagrado preto. Assume-se que a zona fronteiriça da discursividade (SODRÉ, 2023) atua na conservação de valores racialmente discriminatórios a partir das plataformas de mídias sociais.</p> 2023-12-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Ana Schuchter, João Paulo Malerba https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2813 Vestígios queer na biografia e na filmografia de Alberto Cavalcanti 2023-11-11T12:17:36-03:00 Dieison Marconi dieisonmarconi@gmail.com <p>Trata-se de um estudo inicial sobre os vestígios queer na biografia e na filmografia de Alberto Cavalcanti, um cineasta brasileiro que construiu carreira entre a França e a Inglaterra, onde participou dos principais movimentos de vanguarda da primeira metade do século XX. Nos estudos até então existentes, sua homossexualidade é amplamente informada, porém, nunca estudada. O objetivo é, portanto, analisar os resíduos homoeróticos na biografia desse cineasta moderno e cosmopolita, bem como estudar o teor homoerótico de seu curta-metragem <em>Coalface</em> (1935). A metodologia faz uso ensaístico de uma triangulação entre leitura de textos biográficos, exame de literatura científica e produção de análise fílmica.</p> 2023-11-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Dieison Marconi https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2744 “Levanta a saia, lá vem a maré” 2023-10-10T09:33:46-03:00 Raquel Gonçalves Dantas rgoncalves84@gmail.com Denise da Costa Oliveira Siqueira denise.siqueira@yahoo.com.br <p>O objetivo deste artigo é discutir o feminismo angoleiro em um contexto contemporâneo de comunicação de violência e crise. O movimento debate práticas e discursos, gerando formas de conhecimento e epistemologias do corpo. A questão que nos instiga diz respeito a como os feminismos atravessam diferentes territórios. Em termos metodológicos, fazemos um levantamento sobre a noção de ginga, remetendo à líder africana Nzinga e a seu papel na incorporação do conceito no Brasil. Araújo, Barreto, Navarro, Lima, Bracks, Gilroy e Vidor são alguns nomes que ajudam a compor o referencial para discutir a ginga como pensamento e comunicação do corpo capaz de provocar reflexões sobre o papel do feminismo angoleiro.</p> 2023-10-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Raquel Gonçalves Dantas, Denise da Costa Oliveira Siqueira https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2888 Café Society Carioca 2023-10-27T14:43:04-03:00 Bruna Aucar aucar@puc-rio.br Everardo Rocha everardo@puc-rio.br Marianna Mariano marimariano3@gmail.com <p>Este artigo pretende compreender como os hábitos e experiências da elite carioca eram noticiados pelos colunistas sociais entre as décadas de 1940 e 1960 nos principais jornais e revistas do Rio de Janeiro. Parte-se da hipótese de que a veiculação de notas sobre o calendário da alta sociedade ajudava a manter hierarquias e a legitimar o imaginário de consumo e lazer na cidade. Para isso, verificamos como se deu o início da <em>gossip column</em>, estilo criado pelo nova-iorquino Walter Winchell, e como o modelo foi importado para a imprensa brasileira. Pelo viés da análise textual, o estudo examina como essas narrativas jornalísticas conectaram a produção cultural do gosto às dinâmicas de classes.</p> 2023-12-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Bruna Aucar, Everardo Rocha, Marianna Mariano https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2821 Jornalismo financiado por plataformas 2023-10-30T08:31:42-03:00 Camila Acosta Camargo camila.acosta.camargo@usp.br Cláudia Nonato claudia.nonato@uol.com.br Fernando Felício Pachi Filho ffpachi@yahoo.com.br Thales Vilela Lelo thales.lelo@gmail.com <p>O artigo discute a influência das empresas de plataforma no mercado jornalístico, com ênfase para a relação estabelecida entre Google e Meta e os arranjos alternativos às corporações de mídia no Brasil. Por meio da triangulação metodológica, foram mapeados os programas de financiamento lançados para subsidiar veículos de imprensa e realizadas sete entrevistas semiestruturadas com representantes das iniciativas contempladas, visando compreender a influência das plataformas nos processos de trabalho dos comunicadores. Por fim, são analisadas as estratégias discursivas empregadas. Os resultados evidenciam o interesse das plataformas em reconfigurar a imprensa conforme suas lógicas operacionais.</p> 2023-12-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Camila Acosta Camargo, Cláudia Nonato, Fernando Felício Pachi Filho, Thales Vilela Lelo https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2728 Quais paisagens? 2023-08-22T21:14:25-03:00 Sylvia Beatriz Bezerra Furtado sylviabeatrizbezerrafurtado@gmail.com <p>Neste artigo tratamos sobre as obras audiovisuais <em>Cava</em>, <em>Caulim</em> e <em>Serra</em>, realizadas por Juliane Peixoto e Raoni nos estados de Minas Gerais, Pará e Ceará, no Brasil, regiões onde a destruição ambiental causada pela ação de empresas mineradoras e pedreiras resultaram em imensas paisagens arruinadas. Consideramos, para efeito de análise, o conceito de paisagem desde duas perspectivas: a paisagem como um gênero pictórico – sua expressão como domínio do ponto de vista humano –, e a paisagem como expressão fragmentada das ruínas antropocêntricas, com o fim de evidenciar um problema contemporâneo que as obras nos instigam: quais paisagens?</p> 2023-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Beatriz Furtado https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2847 Articulações entre campo e mundo social 2023-10-20T15:02:24-03:00 Leopoldo Pedro Neto leeeoneto28@gmail.com Jacques Mick jacques.mick@ufsc.br <p>Este artigo tem por objetivo dar continuidade às possibilidades de articulação entre as categorias de “campo” e de “mundo social” para a pesquisa empírica em jornalismo no Brasil. Especificamente, busca-se: a) expor qualitativamente os elementos analíticos fundamentais dessas categorias a partir do procedimento de levantamento de referências, em diálogo com autores que já tentaram articulá-las; b) discutir teoricamente as aproximações e distanciamentos entre ambas a partir dos usos empíricos na pesquisa em jornalismo no Brasil. Argumentamos que as duas categorias dialogam criticamente e podem se complementar em pesquisas empíricas.</p> 2023-12-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Leopoldo Pedro Neto, Jacques Mick https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2820 Análise cultural-midiática e análise textual 2023-11-12T00:09:12-03:00 Flavi Ferreira Lisbôa Filho flavi@ufsm.br Lucas da Silva Nunes lucasnunespp@gmail.com <p>O artigo utiliza as teorias dos Estudos Culturais no campo da comunicação, onde defendemos um procedimento que seja capaz de examinar como os significados e padrões culturais são disseminados através de audiovisuais, combinando a análise cultural-midiática e a análise textual de Casetti e Chio (1999). Ancorados no materialismo cultural, nosso aparato metodológico examina como os significados culturais se configuram nos audiovisuais. Concluímos que tal protocolo mostra-se eficaz, já que combina o texto e o contexto cultural para compreender a construção de sentidos.</p> 2023-12-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Lucas da Silva Nunes https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2901 Mapeamento de estudos sobre desinformação e jornalismo publicados em revistas indexadas pelo Portal de Periódicos da CAPES 2023-11-21T11:34:48-03:00 Hendryo André hendryoandre@gmail.com Cintia Xavier cintia_xavierpg@yahoo.com.br <p>O texto mapeia, a partir de um levantamento bibliográfico no <em>Portal de Periódicos da CAPES</em>, artigos que avaliam interseções entre desinformação e jornalismo. Foram selecionados 54 trabalhos, publicados em 27 periódicos entre 2005 e 2022. Os resultados apontam a multiplicação de artigos sobre o assunto no país durante o contexto de ascensão política da extrema direita e da pandemia. Há, porém, poucas pesquisas que problematizem o tema a partir dos modos de operação do jornalismo profissional, como a noção de noticiabilidade, e/ou que se vinculem às demandas atuais de visibilidade – que parece ser um campo de disputas entre um paradigma disciplinar e uma lógica de desempenho.</p> 2023-12-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Hendryo André, Cintia Xavier https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2715 Usos da cultura, dinâmicas de produção/consumo solidário e ativismos 2023-08-08T16:53:01-03:00 Simone Luci Pereira simonelp@uol.com.br João Marcelo Bras jmarcelobras@gmail.com Juliana Conartioli Rodrigues jucomarc@yahoo.com.br <p>O objetivo desse artigo é analisar como podem se articular – entre negociações e tensões – lógicas de produção/consumo solidários e sentidos de ativismo (baseado na noção de uso da cultura como conveniência e recurso de George Yúdice) em dois locais da região do Bixiga (São Paulo): a Casa do Mestre Ananias e o espaço Al Janiah. Trazendo e analisando dados produzidos em pesquisa de campo de base etnográfica realizada nesses locais, problematizamos as maneiras pelas quais valores como identidade, alteridade e autenticidade se fazem ali presentes e apontam para uma reflexão mais ampla acerca do desafio de pensar lógicas de consumo e dimensões políticas/ativistas na atualidade.</p> 2023-08-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Simone Luci Pereira, João Marcelo Bras, Juliana Conartioli Rodrigues https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2772 Do engajamento à desmobilização 2023-11-20T12:00:17-03:00 Amanda Medeiros amanda.cnth@gmail.com Igor Waltz igor.waltz2@gmail.com Luisa Massarani luisa.massarani@fiocruz.br <p>A pandemia da COVID-19 é um evento sanitário e social dinâmico, que requer observação contínua. Aqui, examinamos os 100 links de maior engajamento nas redes sociais em 2022 com a palavra-chave “vacina”, comparando-os com dados de 2020 e 2021. A partir da análise de conteúdo, classificamos os dados em seis categorias: engajamento, tema, acurácia, posicionamento, cálculo de risco e tipo de veículo. Os resultados confirmam a tendência de queda no engajamento total e na presença da desinformação, percebida desde 2021. A análise cronológica sugere que os temas de maior engajamento estão diretamente relacionados às distintas fases da pandemia no Brasil, influenciando e sendo influenciados por elas.</p> 2023-11-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Amanda Medeiros, Igor Waltz, Luisa Massarani https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2833 Trilhas sonoras da inspiração empreendedora 2023-11-29T09:11:55-03:00 Vander Casaqui vcasaqui@yahoo.com.br <p>Este trabalho tem como objetivo o estudo da presença do discurso neoliberal nos <em>podcasts</em> do evento Day1, organizado pela Endeavor Brasil. O conjunto de <em>podcasts</em> analisado, situado no contexto da pandemia da COVID-19 (2020/2021), é composto pelas narrativas de vida de empreendedores de “alto impacto”, articuladas aos seus conselhos e “receitas” de sucesso. A metodologia está baseada na teoria do discurso social e na análise crítica do discurso neoliberal. O mapeamento realizado demonstra como as narrativas “inspiracionais” se sustentam na experiência individual, na mobilização de afetos e da racionalidade econômica para difundir a ideologia do empreendedorismo.</p> 2023-12-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Vander Casaqui https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2915 She-Ra e as Princesas do Poder 2023-10-29T20:10:48-03:00 Soraya Maria Bernardino Barreto Januário soraya.barreto@ufpe.br Cecilia Almeida Rodrigues Lima cecilia.lima@ufpe.br <p>A reflexão sobre questões de gênero em artefatos midiáticos tem tido relevância nos últimos anos. Esta pesquisa faz uma análise temática das mudanças visuais incorporadas pela série <em>She-Ra e as Princesas do Poder</em> (2018) em comparação ao seu original, <em>She-Ra: A Princesa do Poder</em> (1985), na construção de uma cultura visual atrelada a questões de gênero. Buscou-se, através de uma análise temática dos enredos, personagens principais e seus corpos, compreender de que forma são acionados esses debates. Como resultados emergiram quatro categorias: Performances e configurações de gênero; Questões interseccionais; Códigos de diversidade corporal; Sexualidades dissidentes.</p> 2023-12-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Soraya Maria Bernardino Barreto Januário, Cecilia Almeida Rodrigues Lima https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2699 Marcas, consumo e decolonialidade 2022-11-09T16:03:52-03:00 Marcio Ricardo da Silva Barbosa marciobarbosa.doc@gmail.com <p>Através das articulações teórico-metodológicas dos Estudos Culturais e das epistemologias decoloniais, neste artigo pretendemos perceber de que modo as marcas nativas da cultura hip-hop podem empreender seus esforços pela decolonialidade, pelo resgate da ancestralidade, história e identidade dos povos subalternizados que julgam representar. Uma breve exploração de alguns objetos por onde se materializam as formas de representação do Laboratório Fantasma demonstra em que medida a marca empenhou-se pelo reconhecimento de um sentido estético e político em sua trajetória e seu papel na cultura hip-hop brasileira.</p> 2023-10-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Marcio Ricardo da Silva Barbosa https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2767 A plataformização das práticas de leitura em lives do Clubinho do King no YouTube 2023-10-09T09:39:45-03:00 Pâmela Da Silva Pochmann pamelapochmann@gmail.com Sandra Portella Montardo sandramontardo@feevale.br <p>O estudo, com a temática da plataformização das práticas de leitura no YouTube, tem como objetivo compreender o processo de plataformização das práticas de leitura nas<em> lives</em> do Clubinho do King. Para isso, mobiliza os conceitos de plataformização cultural, influenciadores, YouTube e leitura. A metodologia envolve a análise pelo viés da plataformização em quatro leituras do Clubinho do King e nos comentários feitos pela audiência em duas lives específicas. Os resultados identificam que os aspectos da plataformização afetam como a prática é consumida e divulgada no YouTube, e que funcionalidades como a <em>hashtag</em>, os <em>links</em> de direcionamento externo e o “@” facilitam o manejo pelo produtor cultural e pelos usuários.</p> 2023-12-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Pâmela Da Silva Pochmann, Sandra Portella Montardo https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2784 O desafio da interação humana e os processadores comunicacionais 2023-10-09T12:49:28-03:00 José Luiz Warren Jardim Gomes Braga bragawarren@gmail.com <p>O artigo relaciona a proposta do autor de comunicação como trabalho da diversidade à percepção de Hannah Arendt da imprevisibilidade da ação humana, caracterizando uma lógica processual de variação/seleção na práxis social. Propõe o conceito de processadores comunicacionais e sua validade como unidade de variação, e indica pistas para o trabalho de pesquisa voltado para a observação dos processadores – assegurando a diversidade de temas e questões de conhecimento que se manifestam em relação a urgências e projetos envolvidos na práxis social.</p> 2023-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 José Luiz Braga https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2867 (Anti)racismo plataformizado: a controvérsia em torno da política global de anúncio de vagas do LinkedIn 2023-11-01T17:52:55-03:00 Adrielle Aparecida da Silva Ferreira adri.silva23@gmail.com Verônica Soares da Costa veronicacosta@pucminas.br <p>Este artigo analisa uma controvérsia plataformizada envolvendo a mídia social LinkedIn a partir do estudo de um caso que veio a público em março de 2022, quando a plataforma vetou uma vaga afirmativa direcionada para pessoas negras e indígenas no Brasil. A metodologia parte da proposta analítica de “des(re)montar” a plataforma, combinada à captura de rastros digitais que permitem averiguar que, embora o LinkedIn tenha atualizado suas políticas, permitindo o anúncio de vagas afirmativas, a plataforma vinha atuando como um dispositivo de racialidade, contribuindo para a manutenção de práticas racistas no contexto do mercado de trabalho.</p> 2023-11-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Adrielle Aparecida da Silva Ferreira, Verônica Soares da Costa https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2960 Comunicação política da extrema-direita nas eleições de 2022 2023-10-31T19:34:39-03:00 Anna Bentes annacbentes@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é analisar as principais narrativas mobilizadas na comunicação política da extrema-direita no Telegram nas eleições brasileiras de 2022. Considerando o papel estratégico da plataforma no ecossistema de desinformação, realizamos a análise de 80 conteúdos em diferentes formatos que circularam em grupos bolsonaristas no aplicativo de mensageria durante o segundo turno coletados na base do Monitor de Telegram do projeto Eleições sem Fake<em>.</em> Identificamos um total 24 temas nos conteúdos com maior engajamento, sendo a narrativa da fraude eleitoral a principal, aparecendo em 18% do total. Sem políticas eficientes, o Telegram facilitou a difusão dessas narrativas no processo eleitoral.</p> 2023-11-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Anna Bentes https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2717 A publicidade como objeto de conhecimento no Brasil 2023-05-02T17:52:10-03:00 Laura Wottrich lwottrich@gmail.com <p>O texto aborda a publicidade como um objeto de conhecimento, a partir da identificação, análise e discussão de sua conflagração teórica no Brasil. Assumo o pressuposto de que a edificação de angulações teóricas sobre o fenômeno publicitário é imprescindível para o enfrentamento de sua complexidade. Inicialmente, situo o entendimento em torno das teorias da publicidade; então identifico os entraves ao amadurecimento da configuração desse objeto, para, em seguida, apresentar e discutir os avanços obtidos pela comunidade científica brasileira em tempos recentes, a partir de um conjunto de 16 acionamentos teóricos elaborados por pesquisadores brasileiros.</p> 2023-07-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Laura Wottrich https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2722 Sensibilidades pop periféricas 2023-07-18T16:32:07-03:00 Thiago Soares thikos@gmail.com <p>A partir do enquadramento de narrativas episódicas, críticas culturais a álbuns fonográficos e videoclipes de três artistas que, mesmo cantando em espanhol e português, são consagrados na cultura pop anglófona, argumenta-se pela clivagem teórica em torno das noções de entrelugar, colonialidade e bastardização como aparatos conceituais capazes de complexificar leituras de fenômenos da música pop atravessados pela ideia de latinidade. Aposta-se na compreensão de que sensibilidades pop periféricas deslocam interpretações para as negociações estéticas e políticas que colocam em suspeita tradições assentadas pelo marxismo na análise de produções oriundas das indústrias do entretenimento.</p> 2023-09-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Thiago Soares https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2726 Representatividade no audiovisual 2023-07-03T09:32:26-03:00 Tomaz Penner tomazpenner@gmail.com Clarice Greco claricegreco@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo discutir a diversidade de personagens da série <em>3%</em>, com vias a estender o debate para a diversidade no audiovisual brasileiro. Iniciamos com uma discussão sobre teorias de gênero, teoria <em>queer</em> e o viés analítico da interseccionalidade, tanto do ponto de vista sociocultural quanto pela perspectiva das relações de poder e subalternidade. Em seguida, apresentamos um panorama das personagens LGBT+ na série <em>3%</em>, a fim de verificar a representação de personagens e suas interseccionalidades. Por fim, aprofundamos a análise da personagem Joana, única protagonista LGBT+ negra de uma série brasileira produzida pela Netflix até a realização desta pesquisa.</p> 2023-07-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Tomaz Penner, Clarice Greco https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2815 Reflexões sobre Comunicação para Paz a partir de uma perspectiva Sul Global e Decolonial 2023-10-06T10:48:52-03:00 Raquel Cabral raquel.cabral@unesp.br Diuan dos Santos Feltrin diuan.feltrin@unesp.br <p>O artigo propõe vínculos epistemológicos entre a Comunicação para a Paz – situada no campo dos Estudos para a Paz – e o pensamento decolonial. Por meio da hermenêutica de profundidade, infere-se que tal articulação aponta direções quanto ao enfrentamento de marcas de colonialidade que persistem na sociedade latino-americana. Reflete sobre o potencial crítico da comunicação na legitimação ou ruptura de lógicas de violência, sobretudo de ordem estrutural e cultural. Na dimensão empírica, apresenta o Guia Agenda 2030, que propõe um ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) orientado para Cultura, Arte e Comunicação como espaços de resistências, resiliências e transformação.</p> 2023-11-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Raquel Cabral, Diuan dos Santos Feltrin https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2710 Pedagogias da moda na TV 2023-04-24T08:32:27-03:00 Priscila Gil Wagner priscila.gil@ulbra.inf.br Daniela Ripoll daniela.ripoll@ulbra.br <p>O <em>Esquadrão da Moda</em>, em sua versão brasileira, é um <em>reality show </em>bastante popular no Brasil que procura ensinar as participantes a se vestirem, apresentando <em>looks</em> que estejam de acordo com o cotidiano e a personalidade de cada uma. Objetiva-se, a partir da perspectiva teórica dos Estudos Culturais, dos Estudos de Mídia e de Moda analisar as chamadas pedagogias da moda colocadas em ação pelo referido programa. Enfatiza-se as relações entre corpo, moda e identidades culturais, bem como assume-se que as pedagogias da moda (trans/de)formam os corpos e os comportamentos dos sujeitos, auxiliam no processo de representação e dos grupos sociais e, por fim, (de)marcam as identidades culturais.</p> 2023-05-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Priscila Gil Wagner, Daniela Ripoll https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2463 O presente como história 2021-10-11T08:36:36-03:00 Claudia Mesquita claudmesq@gmail.com <p>Na trilha de Andreas Huyssen (2014), que identifica uma preocupação central com a memória na cultura contemporânea (resposta à confiança decrescente no futuro das sociedades ocidentais), o artigo busca examinar como o cinema brasileiro recente tem elaborado a experiência histórica. Para tanto, realiza um pequeno inventário, testando a reunião dos filmes em séries, de modo a indicar e caracterizar “figuras de elaboração histórica” recorrentes nessa filmografia. Em nosso mapeamento, destaca-se a aposta no “presente como história”: sob a sombra de um “passado que não passa” ou desenhado como “avesso do futuro”, o presente ganha centralidade nessas obras.</p> 2021-11-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Claudia Mesquita https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2709 Discurso de ódio on-line 2023-07-25T21:31:20-03:00 Luiza Carolina dos Santos luizacdsantos@gmail.com Renata Tomaz renata.tomaz@fgv.br Dalby Dienstbach dalbydienstbach@gmail.com Eurico Matos eurico.neto@fgv.br Danielle Sanches danielle.sanchesx@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é compreender a moderação do discurso de ódio do Facebook, Instagram, TikTok, Twitch, Twitter e YouTube a partir da análise de seus termos de uso e suas diretrizes de comunidade. Na discussão, são analisados quatro fatores: conceituação de discurso de ódio; categorias protegidas; critérios de avaliação de denúncias; e sanções. Por fim, discutimos três pontos em comum às diretrizes de comunidade: os valores das plataformas; desafios contextuais e linguísticos; e interlocuções e práticas de moderação. A conclusão aponta que esses pontos suportam a governança do discurso de ódio das plataformas analisadas.</p> 2023-09-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Luiza Carolina dos Santos, Renata Tomaz, Dalby Dienstbach, Eurico Matos, Danielle Sanches https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2621 Coronelismo eletrônico não é uma metáfora 2022-11-17T10:11:50-03:00 Janaine Aires janaineaires@gmail.com Suzy dos Santos suzy.santos@eco.ufrj.br <p>O coronelismo eletrônico designa um tipo de sistema alicerçado em compromissos recíprocos e de mútua dependência entre a mídia e a política. Este artigo discute imprecisões e divergências conceituais a partir de duas questões centrais: “O coronelismo eletrônico é uma questão regional?” e “Qual a principal mercadoria do sistema de coronelismo eletrônico?”. Elabora-se, ainda, uma categorização dos atores que articulam esse sistema, que se subdividem em: proprietários de sistemas midiáticos; famílias governamentais; lideranças personalistas; e comunicadores-políticos. Por fim, como resultado, o artigo apresenta um quadro comparativo entre os seus diferentes tipos de capital político.</p> 2022-11-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Janaine Aires, Suzy dos Santos https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2691 Culturas midiáticas das juventudes 2022-11-21T10:45:01-03:00 Cláudia Pereira claudiapereira@puc-rio.br <p>O objetivo é propor a categoria “culturas midiáticas das juventudes” como objeto de pesquisa voltado para práticas comunicacionais cotidianas dos jovens em sua pluralidade. Distingue-se de perspectivas que tomam tais práticas e representações como meras partes de outros objetos de pesquisa. A teoria se sustenta na discussão de Rossana Reguillo sobre o papel dos jovens como atores sociais. Como cultura em si mesma e, portanto, repleta de rituais e significados, as “culturas midiáticas das juventudes” são tomadas como o próprio objeto central da pesquisa. Apresenta-se um breve estudo de caso sobre dimensões de produção e consumo de narrativas publicitárias no contexto do skate de rua.</p> 2022-11-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Cláudia Pereira https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2703 Quarto narrador, um conceito em movimento 2022-11-22T18:35:19-03:00 Demétrio de Azeredo Soster deazeredososter@academico.ufs.br <p>O artigo se propõe a revisar e atualizar o conceito de <em>quarto narrador</em>, por meio do qual o sistema midiático pode ser identificado como tal pelo viés do alinhamento temático em determinadas condições de enunciação. Inquieta-nos duas questões: a primeira, de ordem ontológica, tem a ver com a possibilidade de considerarmos o sistema um quarto extrato narrativo. A segunda, processual, observa como a processualidade da midiatização afeta o quarto narrador. Conclui-se que compreender o quarto narrador implica tanto pensar a circulação midiática como dispositivo como admitir que estamos diante de um narrador multifacetado e plurivocal.</p> 2023-01-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Demétrio Soster https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/2755 Diretrizes para a comunicação visual inclusiva 2023-09-17T12:00:46-03:00 Maria Eduarda Ramos Cavalcanti Rosa dudah.cavalcanti@gmail.com Ligia Beatriz Carvalho de Almeida ligia.beatriz@professor.ufcg.edu.br <p>Relatamos uma pesquisa teórica com o objetivo de colaborar para educomunicadores e designers consolidarem na sociedade a comunicação inclusiva da pessoa neurodivergente. O levantamento das especificidades sensoriais e cognitivas baseou-se em Abreu (2022), Ferreira (2021), Kappel (2020), Posar e Visconti (2018), Hoogman <em>et al</em>. (2017), Serrano (2016), Faraone <em>et al. </em>(2015), Andrade (2012), Mottron <em>et al</em>. (2006) e Dawson e Watling (2000). A práxis educomunicativa é abordada por meio de Soares (2014) e Almeida (2023). O arcabouço teórico do design advém de Rosa <em>et al. </em>(2022)<em>,</em> Machado Neto (2013), Bracken e Novak (2019) e Bersch (2008). Oferece-se diretrizes, norteadas pelo Design Universal aplicado à acessibilidade para facilitar o processo de aprendizagem e a inclusão social desse grupo.</p> 2023-12-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Maria Eduarda Ramos Cavalcanti Rosa, Ligia Beatriz Carvalho de Almeida