Doença mental e consumo nas revistas semanais brasileiras

Auteurs-es

  • Paulo Roberto Gibaldi Vaz

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.832

Mots-clés :

Mídia. Consumo. Subjetividade. Doença Mental. Antidepressivo.

Résumé

O artigo propõe considerar reportagens sobre transtornos mentais publicadas em revistas semanais brasileiras, nos últimos 15 anos, como peças publicitárias para estimular o consumo de medicamentos, especificamente, de antidepressivos. Investiga, então, o nexo entre consumo e subjetividade contemporânea pelo estudo das estratégias retóricas que permitem ao indivíduo se conceber como um possível doente e, assim, consumidor de medicamentos. Duas estratégias são enfatizadas. Uma contorna o estigma associado à doença mental por separar o sofrimento da moral; a outra analisa o uso de testes como modo de gerar uma incerteza no indivíduo sobre a normalidade de seus estados mentais. Palavras-Chave Mídia. Consumo. Subjetividade. Doença Mental. Antidepressivos.

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Publié-e

27-06-2012

Comment citer

Vaz, P. R. G. (2012). Doença mental e consumo nas revistas semanais brasileiras. E-Compós, 15(1). https://doi.org/10.30962/ec.832

Numéro

Rubrique

Artigos Originais