La industria de la música popular en España: los sellos independientes en la era digital

Auteurs-es

  • Luis Alfonso Albornoz
  • Juan Ignacio Gallego

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.786

Mots-clés :

Indústria musical. Gravadoras independentes. Internet. Música popular. Espanha.

Résumé

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre as empresas integrantes do setor independente da música popular na Espanha. Com a finalidade de obter uma fotografia da situação desse setor e analisar suas tendências foi realizada uma enquete on-line entre essas empresas durante o primeiro semestre de 2011. A pesquisa foi dirigida por pesquisadores do Departamento de Jornalismo e Comunicação Audiovisual da Universidade Carlos III de Madri, e teve o apoio da associação espanhola União Fonográfica Independente. O artigo enfoca, principalmente, as diversas atividades e estratégias que as gravadoras e distribuidoras independentes desenvolvem, que incluem uma ativa presença nas novas redes e serviços digitais. Os resultados da pesquisa são apresentados na seguinte ordem: a) perfil das empresas, b) presença internacional, c) estratégias de publicidade e promoção, e d) presença na Internet e nos serviços e redes sociais digitais. Palavras-chave Indústria musical. Gravadoras independentes. Internet. Música popular. Espanha.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publié-e

28-09-2012

Comment citer

Albornoz, L. A., & Gallego, J. I. (2012). La industria de la música popular en España: los sellos independientes en la era digital. E-Compós, 15(2). https://doi.org/10.30962/ec.786

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático