Os meios de comunicação e a construção do verdadeiro no campo econômico

Auteurs-es

  • Hérica Lene

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.70

Mots-clés :

Comunicação, Poder, Jornalismo econômico

Résumé

Este artigo tem como objetivo articular a construção do verdadeiro no campo econômico e os discursos dos meios de comunicação sobre esta área. A questão que nos instiga é: como as notícias ajudam a construir uma “realidade” sobre o campo econômico? Partimos da premissa de que o noticiário de economia se pauta, principalmente, pelos prognósticos e não apenas pelos relatos de acontecimentos do presente. Com isso, muitas vezes, antecipam situações e provocam mudanças no mercado. O corpus de análise será constituído por edições do jornal O Globo de julho de 1994, mês de lançamento do Plano Real, em vigor há 11 anos. A partir das reflexões sobre a questão da comunicação e do discurso de Mikhail Bakhtin e de Michel Foucault e de outros aportes teóricos, tentaremos analisar alguns aspectos dos discursos dos meios de comunicação na cobertura jornalística de economia.

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Comment citer

Lene, H. (2006). Os meios de comunicação e a construção do verdadeiro no campo econômico. E-Compós, 5. https://doi.org/10.30962/ec.70

Numéro

Rubrique

Artigos Originais