Narrativa e dialogicidade nas comunidades virtuais de aprendizagem

Auteurs-es

  • Ademilde Silveira Sartori
  • Jucimara Roesler

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.68

Mots-clés :

Comunidades Virtuais de Aprendizagem, Narrativa, Dialogo, Educação a Distância

Résumé

Walter Benjamin entende a narrativa como troca de experiências, como relação, como prática social que pressupõe interlocução. Bakhtin entende que o diálogo inclui todas as formas de comunicação verbal, além da interação face-a-face. A palavra dirigese ao outro por ser socialmente dirigida, afirma, preocupado com o diálogo como interação verbal, como realidade fundamental da língua. Ao afirmar que a palavra não pode ser dirigida para outros, Paulo Freire refere-se ao ato autoritário do ditar, do prescrever, por isso a palavra transformadora é encontro para a mudança do mundo e só pode ser dita com os outros em diálogo. A partir do estudo destes três teóricos, identifica-se o diálogo e a narrativa no ciberespaço como base para sustentação da dialogicidade na EaD baseada em Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Comment citer

Sartori, A. S., & Roesler, J. (2006). Narrativa e dialogicidade nas comunidades virtuais de aprendizagem. E-Compós, 5. https://doi.org/10.30962/ec.68

Numéro

Rubrique

Artigos Originais