Lives de pichadores no YouTube e as disputas pelas memórias da cidade
DOI :
https://doi.org/10.30962/ecomps.3115Mots-clés :
Temporalidades, Pichadores, MemóriasRésumé
Este texto analisa lives organizadas por pichadores no YouTube. Nossa hipótese é de que essas transmissões midiáticas disputam memórias sobre a cidade. O trabalho orienta-se pela semiótica da cultura para compreender a memória como possibilidade de emergência de novas significações. Soma-se a esse eixo teórico a noção de memória minoritária e perspectivas críticas da historicidade. Os relatos, pelas teorias da diferença, possibilitam uma leitura plural do tempo a partir dos signos redescobertos. Como resultado, as experiências periféricas da pichação no espaço urbano tensionam as grandes narrativas citadinas ao denunciarem violências e desigualdades históricas.
Téléchargements
Références
AGAMBEN, G. O que é ser contemporâneo? – e outros ensaios. Tradução de Vinicius Nicastro Honesco. Chapecó: Argos, 2009.
BENJAMIN, W. Sobre o conceito da história. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 222-232. (Obras escolhidas, v. 1).
______. Passagens. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão (francês) e Irene Aron (alemão). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
______. Sobre o conceito de história. Tradução de Über den Begriff der Geschichte. São Paulo: Alameda, 2020.
CARVALHO, N. F.; LACERDA, G. Pixo: tradução, intraduzibilidade e potência na comunicação. Ecos de Linguagem, v. 35, p. 255-272, 2023. Disponível em: <https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/11249>. Acesso em: abr. 2025.
CLIKI BR. Exposicão LIXOMANIA Zé 36 anos pixando sua casa 2023. YouTube, on-line, 26 jan. 2024. 5’56’’. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kMZToOA24xM>. Acesso em: 22 fev. 2024.
DELEUZE, G. Proust e os signos. Tradução de Antônio Carlos Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.
DLS PRODUÇÕES. LIVE ao vivo Bate Papo com Pichadores participantes “COLOSSUS” Vick e Paula. YouTube, on-line, 17 jul. 2022. 1h59’32’’. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=guUiEgp4Spo&t=4848s>. Acesso em: 19 jan. 2023.
GONZAGA, T. Vai-Vai leva Mano Brown, Racionais, Borba Gato pichado e bota fogo nos racistas no Anhembi. Revista Fórum, on-line, 11 fev. 2024. Disponível em: <https://revistaforum.com.br/brasil/2024/2/11/vai-vai-leva-mano-brown-racionais-borba-gato-pichado-bota-fogo-nos-racistas-no-anhembi-videos-153817.html>. Acesso em: 16 fev. 2024.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. Tradução De LAURENT LÉON Schaffter. São Paulo: Vértice, 1990.
KITTLER, F. A verdade do mundo técnico: ensaios sobre a genealogia da atualidade. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.
LE MONDE DE DEMAIN. Criação de Katell Quillévéré, Hélier Cisterne, Vincent Poymiro e David Elkaïm. Direção de Katell Quillévéré e Hélier Cisterne. França: Netflix, 2022. Minissérie de seis episódios. Disponível em: <https://www.netflix.com/title/81303658>. Acesso em: 19 mar. 2025.
LOTMAN, I. La semiosfera I: semiótica da cultura y del texto. Madri: Ediciones Frónesis Cátedra Universitat de Valencia, 1996.
LOTMAN, I. Mecanismos imprevisíveis da cultura. Tradução de Irene Machado. São Paulo: Hucitec, 2022.
MACHADO, I. Escola de semiótica: a experiência de Tartú-Moscou para o estudo da cultura. São Paulo: Ateliê Editorial; FAPESP, 2003.
______. Palimpsestos da racialidade nas mal traçadas linhas de nossa história. E-Compós, on-line, v. 26, jan.-dez, p. 1-19. 2023.
MARTÍN-BARBERO, J. Jóvenes entre el palimpsesto y el hipertexto. Barcelona: Ned Ediciones, 2017.
MOROZOV, E.; BRIA, F. A cidade inteligente: tecnologias urbanas e democracia. Tradução de Humberto do Amaral. São Paulo: Ubu Editora, 2019.
PIXO GRAFIA CAST. PIXOGRAFIA CAST EP 03 FURIA bia. YouTube, on-line, 12 maio 2024. 1h55’37’’. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=x0WRjgMg-2E&t=1743s>. Acesso em: 6 ago. 2024.
PIXOAÇÃO SP-BRASIL. Teaser ‡ DI ‡ Pichar é Humano. YouTube, on-line, 20 ago. 2016. 1’16’’. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kpqKaf-_yhw>. Acesso em: 22 fev. 2024.
PIZZA COM GRAFITTI. SUSTOS GG | EP46 - Pizza Com Graffiti #podcast. YouTube, on-line, 3 abr. 2023a. 2h12’48’’. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aL__xzsVKT4&t=4135s>. Acesso em: 22 fev. 2024.
______. WOLFS + ENEMYS | EP47 -Pizza Com Graffiti #podcast. YouTube, on-line, 10 abr. 2023b. 2h3’20’’. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Rv_yFYEtvXc>. Acesso em: 22 fev. 2024.
______. KILLER - 8º BATALHÃO | EP104 – Pizza Com Graffiti #podcast. YouTube, on-line, 12 abr. 2024. 2h16’39’’. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=q_lOvFnwvws&t=2346s>. Acesso em: 7 ago. 2024.
POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
PRATO CHEIO. A cidade das marcas. Disponível em: <https://ojoioeotrigo.com.br/2023/04/a-cidade-das-marcas/#:~:text=A%20Cidade%20das%20Marcas%20A%20Cidade%20das%20Marcas%20A%20Cidade%20das%20Marcas&text=Este%20epis%C3%B3dio%20analisa%20os%20problemas,da%20exist%C3%AAncia%20dos%20lugares%20p%C3%BAblicos. Acesso em: 16 fev. 2024.
RAMOS, C. A. Grafite & pichação: por uma nova epistemologia da cidade e da arte. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES DE ARTES PLÁSTICAS DINÂMICAS EPISTEMOLÓGICAS EM ARTES VISUAIS, 16., 2007, Florianópolis (virtual). Anais... Florianópolis: ANPAP, 2007. Disponível em: <https://www.anpap.org.br/anais/2007/2007/artigos/127.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2024.
SARLO, B. Siete ensayos sobre Walter Benjamin. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica, 2007.
ZIZEK, S. Deleuze. In: RODRÍGUEZ, F.; GIORGI, G. (Orgs.). Ensayos sobre biopolítica: excesos de vida. Buenos Aires: Paidós, 2007. p. 141-186.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Nilton Faria de Carvalho 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas de Modification 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
