Tendência conceitual para o jornalismo automatizado

uma análise entre 2018 e 2022

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ecomps.3035

Mots-clés :

Jornalismo Automatizado, Jornalismo Robô, Jornalismo Computacional, Inteligência Artificial, Aprendizagem de máquina

Résumé

Este artigo objetiva identificar as tendências de pesquisa sobre jornalismo automatizado e compreender as definições utilizadas para o termo. Realiza-se a análise bibliométrica e a análise descritiva do termo nos artigos publicados nas bases Scopus e Web of Science entre 2018 e 2022. As tendências são analisadas quantitativamente em 313 artigos com foco nos indicadores: temporalidade; produção por países; áreas do conhecimento; conexões e coocorrência de palavras-chave; principais autores. As definições são avaliadas qualitativamente em 12 artigos a partir dos eixos: nomenclatura; redação de notícias; rotinas produtivas; utilização de dados e utilização de tecnologias comunicativas de IA.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Maíra Evangelista de Sousa, Universidade da Amazônia, Belém, Pará, Brasil

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora dos cursos de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Ubiquidade da Comunicação – Ubicom (UNAMA/CNPq). Vice-coordenadora da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec).

Ana Juliana Fontes, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Mídias e Gestão do Conhecimento (PPGEGC), com bolsa CAPES, e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder da equipe de mídias no Knowledge Synthesis Center da UFSC (Bolsa MCTI, extensão).

Références

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12 n. 1, p. 11-32, 2006.

BARCELOS, M. Jornalismo em todas as coisas: o futuro das notícias com Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IOT). Florianópolis: Insular, 2020.

CANAVILHAS, J. Inteligencia artificial aplicada al periodismo: traducción automática y recomendación de contenidos en el proyecto “A European Perspective” (UER). Revista Latina de Comunicación Social, v. 80, p. 1-13, 2022.

______. Produção automática de texto jornalístico com IA: contributo para uma história. Textual & Visual Media, v. 17, n. 1, p. 22-44, 2023.

______.; GIACOMELLI, F. Inteligencia artificial en el periodismo deportivo: estudio en Brasil y Portugal. Revista De Comunicación, v. 22, n. 1, p. 53-69, 2023.

CARLSON, M. The Robotic Reporter. Digital Journalism, v. 3, p. 416-431, 2015.

CASWELL, D.; DÖRR, K. Automated Journalism 2.0: Event-Driven Narratives. Journalism Practice, v. 12, n. 4, p. 477-496, 2018.

DE-LIMA-SANTOS, M.-F.; SALAVERRÍA, R. From Data Journalism to Artificial Intelligence: Challenges Faced by La Nación in Implementing Computer Vision in News Reporting. Palabra Clave, v. 24, n.3, e2437, 2021.

CHATGPT-3. A Robot Wrote this Entire Article. Are you Scared yet, Human?. The Guardian, 8 set. 2020. Disponível em: <https://www.theguardian.com/commentisfree/2020/sep/08/robot-wrote-this-article-gpt-3>. Acesso em: 27 jan. 2024.

CHINA LANÇA ÂNCORA de TV feito por inteligência artificial – você consegue notar a diferença?. BBC News Brasil, 18 nov. 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-46184470>. Acesso em: 27 jan. 2024.

FORD, H.; HUTCHINSON, J. Newsbots That Mediate Journalist and Audience Relationships. Digital Journalism, v. 7, n. 8, p. 1013-1031, 2019.

GALILY, Y. Artificial Intelligence and Sports Journalism: Is It a Sweeping Change?. Technology in Society, v. 54, p. 47-51, 2018.

GARCÍA-OROSA, B.; CANAVILHAS, J.; VÁZQUEZ-HERRERO, J. Algoritmos y comunicación: revisión sistematizada de la literatura. Comunicar, v. 74, p. 9-21, 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GRAEFE, A. Guide to Automated Journalism. Columbia Journalism Review, 7 jan. 2016. Disponível em: <https://www.cjr.org/tow_center_reports/guide_to_automated_journalism.php>. Acesso em: 7 abr. 2023.

______.; HAIM, M.; HAARMANN, B.; BROSIUS, H.-B. Readers’ Perception of Computer-Generated News: Credibility, Expertise, and Readability. Journalism, v. 19, n. 5, p. 595-610, 2018.

GREGO, M. Na Associated Press, robô vai produzir notícias financeiras. Exame, 30 jun. 2014. Disponível em: <https://exame.com/tecnologia/na-associated-press-robo-vai-produzir-noticias-financeiras/>. Acesso em: 27 jan. 2024.

GUZMAN, A. L. Ontological Boundaries between Humans and Computers and the Implications for Human-Machine Communication. Human-Machine Communication, v. 1, p. 37-54, 2020.

______.; LEWIS, S. C. Artificial Intelligence and Communication: a Human-Machine Communication Research Agenda. New Media & Society, v. 22, n. 1, p. 70-86, 2020.

JONES, B.; JONES, R. Public Service Chatbots: Automating Conversation with BBC News. Digital Journalism, v. 7, n. 8, p. 1032-1053, 2019.

JORNAL INVESTE EM robôs para cobrir os Jogos Olímpicos. ABI – Associação Brasileira de Imprensa, 9 ago. 2016. Disponível em: <https://www.abi.org.br/washington-post-investe-robos-para-cobrir-as-olimpiadas/>. Acesso em: 27 jan. 2024.

LEMOS, A.; DOMINGO, D. Introduction Journalism and Algorithms. Brazilian Journalism Research, v. 16, n. 3, p. 404-409, 2020.

LEWIS, S. C. Artificial Intelligence and Journalism. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 96, n. 3, p. 673-695, 2019.

______.; GUZMAN, A.; SCHMIDT, T. Automation, Journalism, and Human–Machine Communication, Rethinking Roles and Relationships of Humans and Machines in News, Digital Journalism, v. 7, n. 4, p. 409-427, 2019.

______.; SANDERS, A. K.; CARMODY, C. Libel por algoritmo? Jornalismo automatizado e a ameaça de responsabilidade legal. Jornalismo & Comunicação de Massa Trimestral, v. 96, n. 1, p. 60-81. 2019.

LIU, B.; WEI, L. Machine Authorship In Situ. Digital Journalism, v. 7, n. 5, p. 635-657, 2019.

MANOVICH, L. El lenguage de los nuevos medios de comunicacion. Barcelona: Paidós, 2005.

PARISER, E. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

PINTO, A. L.; EFRAIN-GARCÍA, P.; BARQUÍN, B. A. R.; MOREIRO GONZÁLEZ, J. A. Indicadores científicos na literatura em Bibliometria e Cientometria através das redes sociais. Brazilian Journal of Information Science, v. 1, n. 1, p. 58-76, 2007.

QS World University Rankings by Subject 2023: Communication & Media Studies. QS TopUniversities, 2024. Disponível em: <https://www.topuniversities.com/university-subject-rankings/communication-media-studies>. Acesso em: 27 jan. 2024.

ROBÔ JORNALISTA FOI o 1º a noticiar terremoto em Los Angeles. Exame, 19 ma. 2014. Disponível em: <https://exame.com/tecnologia/robo-jornalista-foi-o-1o-a-noticiar-terremoto-em-los-angeles/>. Acesso em: 27 jan. 2025.

SANTOS, M. C. Narrativas automatizadas e a geração de textos jornalísticos: a estrutura de organização do lead traduzida em código. Brazilian Journalism Research, v. 12, n. 1, p. 60-185, 2016.

SHIN, D. Expanding the Role of Trust in the Experience of Algorithmic Journalism: User Sensemaking of Algorithmic Heuristics in Korean Users. Journalism Practice, v. 16, n. 6, p. 1168-1191, 2022.

THURMAN, N.; LEWIS, S. C.; KUNERT, J. Algorithms, Automation, and News. Digital Journalism, v. 7, n. 8, p. 980-992, 2019.

TOMAZ, T.; SILVA, G. Repensando big data, algoritmos e comunicação: para uma crítica da neutralidade instrumental. Parágrafo, v. 6, n. 1, p. 31-42, 2018.

TÚÑEZ-LÓPEZ, J. M.; TOURAL-BRAN, C.; CACHEIRO-REQUEIJO, S. Uso de bots y algoritmos para automatizar la redacción de noticias: percepción y actitudes de los periodistas en España. Profesional De La información, v. 27, n. 4, p. 750-758, 2018.

VICENTE, P. N.; FLORES, A. M. Artificial Intelligence and Journalism: Emerging Topics (2015-2020). In: CONGRESSO SOPCOM, 12., Lisboa, 27 e 28 de maio de 2021. Anais... Lisboa: SOPCOM, 2021. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=3829007>. Acesso em: 1 abr. 2023.

WÖLKER, A.; POWELL, T. E. Algorithms in the Newsroom? News Readers’ Perceived Credibility and Selection of Automated Journalism. Journalism, v. 22, n. 1, p. 86-103, 2021.

WU, S; TANDOC JR., E. C.; SALMON, C. T. When Journalism and Automation Intersect: Assessing the Influence of the Technological Field on Contemporary Newsrooms. Journalism Practice, v. 13, n. 10, p. 1238-1254. 2019.

ZHENG, U.; ZHONG, B.; YANG, F. When Algorithms meet Journalism: the User Perception to Automated News in a Cross-Cultural Context. Computers in Human Behavior, v. 86, p. 266-275, 2018.

Téléchargements

Publié-e

06-08-2024

Comment citer

Sousa, M. E. de, & Fontes, A. J. (2024). Tendência conceitual para o jornalismo automatizado: uma análise entre 2018 e 2022. E-Compós, 27. https://doi.org/10.30962/ecomps.3035

Numéro

Rubrique

Artigos Originais