Tendência conceitual para o jornalismo automatizado
uma análise entre 2018 e 2022
DOI :
https://doi.org/10.30962/ecomps.3035Mots-clés :
Jornalismo Automatizado, Jornalismo Robô, Jornalismo Computacional, Inteligência Artificial, Aprendizagem de máquinaRésumé
Este artigo objetiva identificar as tendências de pesquisa sobre jornalismo automatizado e compreender as definições utilizadas para o termo. Realiza-se a análise bibliométrica e a análise descritiva do termo nos artigos publicados nas bases Scopus e Web of Science entre 2018 e 2022. As tendências são analisadas quantitativamente em 313 artigos com foco nos indicadores: temporalidade; produção por países; áreas do conhecimento; conexões e coocorrência de palavras-chave; principais autores. As definições são avaliadas qualitativamente em 12 artigos a partir dos eixos: nomenclatura; redação de notícias; rotinas produtivas; utilização de dados e utilização de tecnologias comunicativas de IA.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12 n. 1, p. 11-32, 2006.
BARCELOS, M. Jornalismo em todas as coisas: o futuro das notícias com Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IOT). Florianópolis: Insular, 2020.
CANAVILHAS, J. Inteligencia artificial aplicada al periodismo: traducción automática y recomendación de contenidos en el proyecto “A European Perspective” (UER). Revista Latina de Comunicación Social, v. 80, p. 1-13, 2022.
______. Produção automática de texto jornalístico com IA: contributo para uma história. Textual & Visual Media, v. 17, n. 1, p. 22-44, 2023.
______.; GIACOMELLI, F. Inteligencia artificial en el periodismo deportivo: estudio en Brasil y Portugal. Revista De Comunicación, v. 22, n. 1, p. 53-69, 2023.
CARLSON, M. The Robotic Reporter. Digital Journalism, v. 3, p. 416-431, 2015.
CASWELL, D.; DÖRR, K. Automated Journalism 2.0: Event-Driven Narratives. Journalism Practice, v. 12, n. 4, p. 477-496, 2018.
DE-LIMA-SANTOS, M.-F.; SALAVERRÍA, R. From Data Journalism to Artificial Intelligence: Challenges Faced by La Nación in Implementing Computer Vision in News Reporting. Palabra Clave, v. 24, n.3, e2437, 2021.
CHATGPT-3. A Robot Wrote this Entire Article. Are you Scared yet, Human?. The Guardian, 8 set. 2020. Disponível em: <https://www.theguardian.com/commentisfree/2020/sep/08/robot-wrote-this-article-gpt-3>. Acesso em: 27 jan. 2024.
CHINA LANÇA ÂNCORA de TV feito por inteligência artificial – você consegue notar a diferença?. BBC News Brasil, 18 nov. 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-46184470>. Acesso em: 27 jan. 2024.
FORD, H.; HUTCHINSON, J. Newsbots That Mediate Journalist and Audience Relationships. Digital Journalism, v. 7, n. 8, p. 1013-1031, 2019.
GALILY, Y. Artificial Intelligence and Sports Journalism: Is It a Sweeping Change?. Technology in Society, v. 54, p. 47-51, 2018.
GARCÍA-OROSA, B.; CANAVILHAS, J.; VÁZQUEZ-HERRERO, J. Algoritmos y comunicación: revisión sistematizada de la literatura. Comunicar, v. 74, p. 9-21, 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GRAEFE, A. Guide to Automated Journalism. Columbia Journalism Review, 7 jan. 2016. Disponível em: <https://www.cjr.org/tow_center_reports/guide_to_automated_journalism.php>. Acesso em: 7 abr. 2023.
______.; HAIM, M.; HAARMANN, B.; BROSIUS, H.-B. Readers’ Perception of Computer-Generated News: Credibility, Expertise, and Readability. Journalism, v. 19, n. 5, p. 595-610, 2018.
GREGO, M. Na Associated Press, robô vai produzir notícias financeiras. Exame, 30 jun. 2014. Disponível em: <https://exame.com/tecnologia/na-associated-press-robo-vai-produzir-noticias-financeiras/>. Acesso em: 27 jan. 2024.
GUZMAN, A. L. Ontological Boundaries between Humans and Computers and the Implications for Human-Machine Communication. Human-Machine Communication, v. 1, p. 37-54, 2020.
______.; LEWIS, S. C. Artificial Intelligence and Communication: a Human-Machine Communication Research Agenda. New Media & Society, v. 22, n. 1, p. 70-86, 2020.
JONES, B.; JONES, R. Public Service Chatbots: Automating Conversation with BBC News. Digital Journalism, v. 7, n. 8, p. 1032-1053, 2019.
JORNAL INVESTE EM robôs para cobrir os Jogos Olímpicos. ABI – Associação Brasileira de Imprensa, 9 ago. 2016. Disponível em: <https://www.abi.org.br/washington-post-investe-robos-para-cobrir-as-olimpiadas/>. Acesso em: 27 jan. 2024.
LEMOS, A.; DOMINGO, D. Introduction Journalism and Algorithms. Brazilian Journalism Research, v. 16, n. 3, p. 404-409, 2020.
LEWIS, S. C. Artificial Intelligence and Journalism. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 96, n. 3, p. 673-695, 2019.
______.; GUZMAN, A.; SCHMIDT, T. Automation, Journalism, and Human–Machine Communication, Rethinking Roles and Relationships of Humans and Machines in News, Digital Journalism, v. 7, n. 4, p. 409-427, 2019.
______.; SANDERS, A. K.; CARMODY, C. Libel por algoritmo? Jornalismo automatizado e a ameaça de responsabilidade legal. Jornalismo & Comunicação de Massa Trimestral, v. 96, n. 1, p. 60-81. 2019.
LIU, B.; WEI, L. Machine Authorship In Situ. Digital Journalism, v. 7, n. 5, p. 635-657, 2019.
MANOVICH, L. El lenguage de los nuevos medios de comunicacion. Barcelona: Paidós, 2005.
PARISER, E. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
PINTO, A. L.; EFRAIN-GARCÍA, P.; BARQUÍN, B. A. R.; MOREIRO GONZÁLEZ, J. A. Indicadores científicos na literatura em Bibliometria e Cientometria através das redes sociais. Brazilian Journal of Information Science, v. 1, n. 1, p. 58-76, 2007.
QS World University Rankings by Subject 2023: Communication & Media Studies. QS TopUniversities, 2024. Disponível em: <https://www.topuniversities.com/university-subject-rankings/communication-media-studies>. Acesso em: 27 jan. 2024.
ROBÔ JORNALISTA FOI o 1º a noticiar terremoto em Los Angeles. Exame, 19 ma. 2014. Disponível em: <https://exame.com/tecnologia/robo-jornalista-foi-o-1o-a-noticiar-terremoto-em-los-angeles/>. Acesso em: 27 jan. 2025.
SANTOS, M. C. Narrativas automatizadas e a geração de textos jornalísticos: a estrutura de organização do lead traduzida em código. Brazilian Journalism Research, v. 12, n. 1, p. 60-185, 2016.
SHIN, D. Expanding the Role of Trust in the Experience of Algorithmic Journalism: User Sensemaking of Algorithmic Heuristics in Korean Users. Journalism Practice, v. 16, n. 6, p. 1168-1191, 2022.
THURMAN, N.; LEWIS, S. C.; KUNERT, J. Algorithms, Automation, and News. Digital Journalism, v. 7, n. 8, p. 980-992, 2019.
TOMAZ, T.; SILVA, G. Repensando big data, algoritmos e comunicação: para uma crítica da neutralidade instrumental. Parágrafo, v. 6, n. 1, p. 31-42, 2018.
TÚÑEZ-LÓPEZ, J. M.; TOURAL-BRAN, C.; CACHEIRO-REQUEIJO, S. Uso de bots y algoritmos para automatizar la redacción de noticias: percepción y actitudes de los periodistas en España. Profesional De La información, v. 27, n. 4, p. 750-758, 2018.
VICENTE, P. N.; FLORES, A. M. Artificial Intelligence and Journalism: Emerging Topics (2015-2020). In: CONGRESSO SOPCOM, 12., Lisboa, 27 e 28 de maio de 2021. Anais... Lisboa: SOPCOM, 2021. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=3829007>. Acesso em: 1 abr. 2023.
WÖLKER, A.; POWELL, T. E. Algorithms in the Newsroom? News Readers’ Perceived Credibility and Selection of Automated Journalism. Journalism, v. 22, n. 1, p. 86-103, 2021.
WU, S; TANDOC JR., E. C.; SALMON, C. T. When Journalism and Automation Intersect: Assessing the Influence of the Technological Field on Contemporary Newsrooms. Journalism Practice, v. 13, n. 10, p. 1238-1254. 2019.
ZHENG, U.; ZHONG, B.; YANG, F. When Algorithms meet Journalism: the User Perception to Automated News in a Cross-Cultural Context. Computers in Human Behavior, v. 86, p. 266-275, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maíra Evangelista de Sousa, Ana Juliana Fontes 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas de Modification 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.