A narrativa screenlife

tempo e focalização em filmes ambientados em telas de computador

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ecomps.2947

Mots-clés :

Screenlife, Screenmovie, Tempo narrativo, Focalização, Narratologia

Résumé

O artigo faz uma análise narratológica do cinema screenlife com o aporte da teoria de Gérard Genette (1988; 2017). Defino o screenlife como uma forma audiovisual caracterizada pela ambientação de narrativas em telas de computador. Problematizo como os mais populares filmes desse formato constroem suas figuras de tempo e focalização. Sete filmes ficcionais são analisados: The Collingswood Story (2002), Unfriended (2014), Sickhouse (2016), Unfriended: Dark Web (2018), Searching (2018), Host (2020) e Profile (2021). Como resultado, descrevo as regularidades e singularidades desses filmes, numa compreensão da narrativa do screenlife em sua multiplicidade formal.

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Biographie de l'auteur-e

Alex Damasceno, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes e do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publié-e

18-10-2024

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Damasceno, A. (2024). A narrativa screenlife: tempo e focalização em filmes ambientados em telas de computador. E-Compós, 27. https://doi.org/10.30962/ecomps.2947

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Rubrique

Artigos Originais