O evangelho segundo as plataformas digitais

O livro do Twitter

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ecomps.2927

Mots-clés :

Desinformação, Regime de informação, Regulação das plataformas digitais, Termos de uso do Twitter, Ética da informação

Résumé

O objeto deste estudo são os Termos de Uso do Twitter. Seu objetivo é desvelar os dogmas criados pelas big tech na defesa de liberdade acima de regulamentação social e de responsabilidade civil. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa. Articula pesquisa bibliográfica e análise documental. Dialoga com autores contemporâneos dedicados à crítica da economia política da comunicação. Como estudo de caso, analisa documentos que apresentam o modo de operar do Twitter. Trabalha com a hipótese de que a empresa impõe o seu modelo de negócios, de venda de dados e propaganda programática, acima de qualquer direito além do contrato de uso. O evangelho segundo o Twitter.

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Bibliographies de l'auteur-e

Luiz Cláudio Latgé, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC-UFF). Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Marco Schneider, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Professor associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF).

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Publié-e

18-10-2024

Comment citer

Latgé, L. C., & Schneider, M. (2024). O evangelho segundo as plataformas digitais: O livro do Twitter. E-Compós, 27. https://doi.org/10.30962/ecomps.2927

Numéro

Rubrique

Artigos Originais