Cadências do samba em chanchadas musicais da década de 1950

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DOI :

https://doi.org/10.30962/ecomps.2905

Mots-clés :

Chanchadas, Samba, Cinema musical brasileiro

Résumé

Este artigo é o resultado de um estudo sobre o estatuto do samba nas comédias musicais brasileiras da década de 1950. A partir de um corpus de 14 obras e 230 números musicais, o texto examina a presença do samba sob uma perspectiva quantitativa em relação a outros gêneros, analisa aspectos sonoros e visuais dos números musicais e faz perguntas sobre a ausência, no Brasil, de uma tradição de musicais sambeiros de alguma forma análoga às películas tangueras argentinas. O percurso analítico se alimenta do diálogo com investigações sobre a natureza dos musicais cinematográficos, as chanchadas, o samba e o cinema musical latino-americano.

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Biographie de l'auteur-e

Guilherme Maia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom-UFBA), com mestrado e graduação em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Professor da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia.

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Publié-e

07-06-2024

Comment citer

Maia, G. (2024). Cadências do samba em chanchadas musicais da década de 1950. E-Compós, 27. https://doi.org/10.30962/ecomps.2905

Numéro

Rubrique

Artigos Originais