Talk show: um gênero televisivo entre o jornalismo e o entretenimento

Auteurs-es

  • Fernanda Mauricio Silva

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.289

Mots-clés :

talk show, gênero televisivo, infotainment

Résumé

Enquanto nos países de língua inglesa o termo “talk show” é utilizado para designar programas, jornalísticos ou não, que têm a conversa entre participantes como marca central, no Brasil, a nomenclatura “talk show” representa um corte entre a esfera do jornalismo e do entretenimento. O objetivo do presente artigo é resgatar historicamente o surgimento do gênero talk show no Brasil e demonstrar analiticamente os elementos que o configuram enquanto gênero televisivo por meio da observação do Programa do Jô (rede Globo). A recuperação histórica visa demonstrar seu desdobramento a partir dos programas de entrevistas e os fatores sócio-culturais da sociedade brasileira que permitiram o borramento de fronteiras entre informação e entretenimento, hoje comumente chamado de infotainment. A análise do programa levará em consideração o conceito de modos de endereçamento, pensado enquanto tom e estilo do programa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

22-06-2009

Comment citer

Silva, F. M. (2009). Talk show: um gênero televisivo entre o jornalismo e o entretenimento. E-Compós, 12(1). https://doi.org/10.30962/ec.289

Numéro

Rubrique

Artigos Originais