Trilhas sonoras da inspiração empreendedora
narrativas de vida de empreendedores e discurso neoliberal em podcast
DOI :
https://doi.org/10.30962/ec.2833Mots-clés :
Discurso neoliberal, Cultura empreendedora, Inspiração, Narrativa, PodcastingRésumé
Este trabalho tem como objetivo o estudo da presença do discurso neoliberal nos podcasts do evento Day1, organizado pela Endeavor Brasil. O conjunto de podcasts analisado, situado no contexto da pandemia da COVID-19 (2020/2021), é composto pelas narrativas de vida de empreendedores de “alto impacto”, articuladas aos seus conselhos e “receitas” de sucesso. A metodologia está baseada na teoria do discurso social e na análise crítica do discurso neoliberal. O mapeamento realizado demonstra como as narrativas “inspiracionais” se sustentam na experiência individual, na mobilização de afetos e da racionalidade econômica para difundir a ideologia do empreendedorismo.
Téléchargements
Références
ANGENOT, M. El discurso social: los limites históricos de lo pensable y lo decible. Buenos Aires: Siglo XXI, 2010.
ARFUCH, L. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2010.
BAUMAN, Z. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BECK, U. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2011.
BOLTANSKI, L.; CHIAPELLO, È. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BROCKMEIER, J.; HARRÉ, R. Narrativa: problemas e promessas de um paradigma alternativo. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 3, p. 525-535, 2003.
BROWN, W. Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution. Nova York: Zone Books, 2015.
BUONANNO, M. Histórias de vida exemplares: Biografias. MATRIZes, v. 5, n. 1, p. 63-84, 2011.
CASAQUI, V. Abordagem crítica da cultura da inspiração: produção de narrativas e o ideário da sociedade empreendedora. E-Compós, v. 20, n. 2, p. 1-18, maio-ago. 2017.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.
EHRENBERG, A. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. São Paulo: Letras e Ideias, 2010.
FRANÇA, V. O acontecimento e a mídia. Galáxia, n. 24, p. 10-21, 2012.
GALLO, C. TED: falar, convencer, emocionar: como se apresentar para grandes plateias. São Paulo: Saraiva, 2014.
GUILBERT, T. As evidências do discurso neoliberal na mídia. Campinas: Editora Unicamp, 2020.
ILLOUZ, E. O amor nos tempos do capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
LEARY, J. P. Keywords: the New Language of Capitalism. Chicago: Haymarket Books, 2018.
LLINARES, D.; FOX, N.; BERRY, R. (Eds.). Podcasting: New Aural Cultures and Digital Media. Cham: Palgrave Macmillan, 2018.
MARÍN-DÍAZ, D. L. Autoajuda e educação: uma genealogia das antropotécnicas contemporâneas. 2012. 310 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
PUELLO-SOCARRÁS, J. F. Nueva gramática del neo-liberalismo. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2008.
SENNETT, R. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2007.
STECHER, A. Un modelo crítico-interpretativo para el estudio de las identidades laborales. Contribuciones a la investigación psicosocial sobre trabajo y subjetividad en América Latina. Universitas Psychologica, v. 12, n. 4, p. 1311-1324, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy12-4.mcie>. Acesso em: 5 dez. 2023.
URBANO, D. Y. M.; VALENCIA, N. M. Subjetividades emergentes a partir del emprendimiento como forma de gubernamentalidad: una aproximación desde el análisis de discurso de la política pública de emprendimiento en Colombia. In: ANTUNES, R. et al. (Coords.). Trabajo y capitalismo: relaciones y colisiones sociales. Buenos Aires: Teseo, 2019. p. 279-297.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Vander Casaqui 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas de Modification 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.