Imperfeição calculada: [Rec] como paradigma do sound design em falsos documentários de horror

Auteurs-es

  • Rodrigo Carreiro

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.1014

Mots-clés :

Cinema de horror, Estudos do som, Sound design, Found footage, Zumbi

Résumé

Falsos documentários codificados como found footage vêm se consolidando como um subgênero prolífico do cinema de horror. Na área do sound design, esse estilo de filme empurra os limites criativos em direção a uma estética que, ao contrário da ficção tradicional, valoriza certo grau de imperfeição técnica. Como estudo de caso, propomos analisar o sound design de [Rec], filme de Paco Plaza e Jaume Balagueró, a fim de examinar como a construção sonora desse filme resolve o equilíbrio entre legibilidade e verossimilhança.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

23-12-2014

Comment citer

Carreiro, R. (2014). Imperfeição calculada: [Rec] como paradigma do sound design em falsos documentários de horror. E-Compós, 17(2). https://doi.org/10.30962/ec.1014

Numéro

Rubrique

Artigos Originais