Biopoder en la comunicación
el caso Compós (2001 - 2022)
DOI:
https://doi.org/10.30962/ecomps.3065Palabras clave:
Transdisciplinariedad, Epistemología de la Comunicación, Análisis de ContenidoResumen
El objetivo fue investigar la forma en que los trabajos presentados en las conferencias anuales de Compós han problematizado el tema del biopoder. Se utilizaron los lenguajes de programación Rust y Python para auxiliar en el levantamiento y filtrado de textos en el sitio web, seguido de un análisis de contenido de cada texto para delimitar el campo semántico pretendido (biopoder). Se concluye que la temática es dispersa y utiliza la concepción mediática de la comunicación, predomina el enfoque macrosocial y sus autores aplican más que criticar o resignificar el campo semántico del biopoder.
Descargas
Citas
AGAMBEN, G. O que é um dispositivo?. Outra Travessia, Florianópolis, n. 5, p. 9-16, 2005.
AIRES, A. B. Invenção do sujeito plus size: sobre biopolíticas e biossociabilidades do consumo. In: ANAIS DO 27º ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2018, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2018/trabalhos/invencao-do-sujeito-plus-size-sobre-biopoliticas-e-biossociabilidades-do-consumo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
ALMEIDA, J. S. V.; SANTOS, L. P. Empreendedorismo bíblico: sobre as fontes morais do sucesso na IURD. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/empreendedorismo-biblico-sobre-as-fontes-morais-do-sucesso-na-iurd?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
ANTOUN, H. Biopolítica e cibercultura: o jogo do cuidado de si da guerra em rede às revoltas juvenis. In: ANAIS DO 25° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2016, Goiânia. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2016/trabalhos/biopolitica-e-cibercultura-o-jogo-do-cuidado-de-si-da-guerra-em-rede-as-revoltas?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
BARRERAS, S. B.; WEBER, M. H. A neutralização do debate sobre o aborto o ativismo político-religioso e o silenciamento do governo. In: ANAIS DO 23° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Belém. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2014. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2014/trabalhos/a-neutralizacao-do-debate-sobre-o-aborto-o-ativismo-politico-religioso-e-o-silen?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
BARRETO, L; GOMES, D. C. A. O imaginário da dor na pós-modernidade: um estudo de caso da fanpage do medicamento Dorflex. In: ANAIS DO 30° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2021, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/o-imaginario-da-dor-na-pos-modernidade-um-estudo-de-caso-da-fanpage-do-medicamen?lang=pt-br>. Acesso em: 4 abr. 2023.
BAZZICALUPO, L. Biopolítica: um mapa conceitual. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2017.
BENTES, I. O devir estético do capitalismo cognitivo. In: ANAIS DO 16° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2007, Curitiba. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2007. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2007/trabalhos/o-devir-estetico-do-capitalismo-cognitivo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. Deslocamentos subjetivos e reservas de mundo. In: ANAIS DO 19° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2010, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2010. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2010/trabalhos/deslocamentos-subjetivos-e-reservas-de-mundo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
BRASIL, A. G. Formas de vida na imagem: da indeterminação à inconstância. In: ANAIS DO 19° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2010, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2010. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2010/trabalhos/formas-de-vida-na-imagem-da-indeterminacao-a-inconstancia?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. A performance: entre o vivido e o imaginado. In: ANAIS DO 20° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2011, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2011. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2011/trabalhos/a-performance-entre-o-vivido-e-o-imaginado?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. Encruzilhadas, andarilhos, aprendizes: feitiço e contrafeitiço em três filmes-performance. In: ANAIS DO 28° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/encruzilhadas-andarilhos-aprendizes-feitico-e-contrafeitico-em-tres-filmes-perfo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CALAZANS, F.; FREITAS, V. Tirania do mérito: o empreendedor de si e a velhice “bem-sucedida”. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/tirania-do-merito-o-empreendedor-de-si-e-a-velhice-bem-sucedida?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CARVALHO, P. T. Fotografia e feminização do mundo: do “Momento feliz” de Claerbout ao irrepresentável do gozo nas imagens de ressonância. In: ANAIS DO 28° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/fotografia-e-feminizacao-do-mundo-do-momento-feliz-de-claerbout-ao-irrepresentav?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CASAQUI, V. A invenção de um país de empreendedores sociais: “imagina na copa” e seu projeto de Brasil. In: ANAIS DO 23° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Belém. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2014. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2014/trabalhos/a-invencao-de-um-pais-de-empreendedores-sociais-imagina-na-copa-e-seu-projeto-de?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CASTRO, J. C. L. Redes sociais como modelo de governança algorítmica. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/redes-sociais-como-modelo-de-governanca-algoritmica?lang=pt-br>. Acesso em: 12 out. 2024.
______. Homo algorithmicus e homo œconomicus: governança algorítmica e ne(ur)oliberalismo. In: ANAIS DO 30° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2021, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/homo-algorithmicus-e-homo-oeconomicus-governanca-algoritmica-e-neuroliberalismo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CESAR, A. Que lugar para a militância no cinema brasileiro contemporâneo? Interpelação, visibilidade e reconhecimento. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/que-lugar-para-a-militancia-no-cinema-brasileiro-contemporaneo-interpelacao-visi?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
COIMBRA, I. Escrita de si e escrito do corpo: a contribuição de Michel Foucault e Hélène Cixous para análise de relatos de parto publicados no Instagram. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/escrita-de-si-e-escrita-do-corpo-a-contribuicao-de-michel-foucault-e-helene-cixo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CRUZ, N. V. Arte e técnica na era digital: algumas considerações estéticas e políticas. In: ANAIS DO 14° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2005, Niterói. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2005. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2005/trabalhos/arte-e-tecnica-na-era-digital-algumas-consideracoes-esteticas-e-politicas?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FELÍCIO, G.; AIRES, A. B.; HOFF, T. M. C. Corpo, mídia e consumo: a moda plus size como estratégia biopolítica. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/corpo-midia-e-consumo-a-moda-plus-size-como-estrategia-biopolitica?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FERRAZ, M. C. F. Reconfigurações do público e do privado: mutações da sociedade tecnológica contemporânea. In: ANAIS DO 10° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2001, Brasília. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2001. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2001/trabalhos/reconfiguracoes-do-publico-e-do-privado-mutacoes-da-sociedade-tecnologica-contem?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. Avaliação e performance: a era do homem avaliado. In: ANAIS DO 23° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Belém. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2014. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2014/trabalhos/avaliacao-e-performance-a-era-do-homem-avaliado?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. Afeto e comunicação: das construções do medo. In: ANAIS DO 25° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2016, Goiânia. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2016/trabalhos/afeto-e-comunicacao-das-construcoes-do-medo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FERREIRA JR., S. E. S. Uma vida midiática para os corpos mortos: notas sobre o trabalho narrativo do reality show policial. In: ANAIS DO 29° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2020, Campo Grande. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2020/trabalhos/uma-vida-midiatica-para-os-corpos-mortos-notas-sobre-o-trabalho-narrativo-do-rea?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FISCHER, R. M. B. Subjetividade feminina e diferença na mídia televisiva. In: ANAIS DO 10° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2001, Brasília. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2001. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2001/trabalhos/subjetividade-feminina-e-diferenca-na-midia-televisiva?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. Curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2000.
______. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. p. 271-295.
FURTADO, S. B. B.; LIMA, É. A. Corpo, destruição e potência em Branco sai, preto fica. In: ANAIS DO 24° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2015, Brasília. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2015. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2015/trabalhos/corpo-destruicao-e-potencia-em-branco-sai-preto-fica?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
HARAWAY, D. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: HARAWAY, D.; KUNZRU, H.; TADEU, T. (Orgs.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 33-118.
HARDT, M.; NEGRI, A. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.
LAGE, L. R; VAZ, P. R. G. Moralidade sobrevivente em Largados e Pelados: do espetáculo televisivo do sofrimento à produção do indivíduo empreendedor de si. In: ANAIS DO 28° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/moralidade-sobrevivente-em-largados-e-pelados-do-espetaculo-televisivo-do-sofrim?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
LIMA, V. M. A. Desfazendo o carrego colonial: aportes para uma reflexão decolonial do jornalismo. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/desfazendo-o-carrego-colonial-aportes-para-uma-reflexao-decolonial-do-jornalismo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
LOPES, M. I. V. O campo da Comunicação: sua constituição, desafios e dilemas. Revista FAMECOS, v. 1, p. 16-30, 2006.
MARTINS, A. F. O documentário entre a cena do tribunal e a cena do teatro. In: ANAIS DO 18° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2009, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2009. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2009/trabalhos/o-documentario-entre-a-cena-do-tribunal-e-a-cena-do-teatro?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MARZOCHI, I. F. A ascensão do amador: Pacific entre o naufrágio da intimidade e os novos regimes de visibilidade. In: ANAIS DO 21° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2012, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2012. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2012/trabalhos/a-ascensao-do-amador-pacific-entre-o-naufragio-da-intimidade-e-os-novos-regimes?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MENDES, P. M. C.; MELO, C. T. V. A ideia de saúde imaginária no reality show de reprogramação corporal, uma análise de Medida Certa e Além do Peso. In: ANAIS DO 25° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2016, Goiânia. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2016/trabalhos/a-ideia-de-saude-imaginaria-no-reality-show-de-reprogramacao-corporal-uma-analis?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MENDONÇA, C. M. C. Dandara: a vida nua de um corpo sem peso. In: ANAIS DO 27° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2018, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2018/trabalhos/dandara-a-vida-nua-de-um-corpo-sem-peso?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MONTARDO, S. P. Redes temáticas na web e biossociabilidade on-line. In: ANAIS DO 18° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2009, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2009. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2009/trabalhos/redes-tematicas-na-web-e-biossociabilidade-on-line?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
PELBART, P. P. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.
PIMENTA, F. J. P. Duas abordagens semióticas do ativismo via hipermídia. In: ANAIS DO 14° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2005, Niterói. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2005. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2005/trabalhos/duas-abordagens-semioticas-do-ativismo-via-hipermidia?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
PINHEIRO, M. A. Produção de si, cultura e consumo. In: ANAIS DO 16° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2007, Curitiba. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2007. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2007/trabalhos/producao-de-si-cultura-e-consumo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
PRADO, J. L. A. Política da imagem na era da convocação. In: ANAIS DO 21° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2012, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2012. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2012/trabalhos/politica-da-imagem-na-era-da-convocacao?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
ROBALINHO, R; RESENDE, F. A. Quando a imagem é corpo: modos de sobreviver à máquina colonial. In: ANAIS DO 28° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/quando-a-imagem-e-corpo-modos-de-sobreviver-a-maquina-colonial?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
ROSÁRIO, N. M. Culturas do corpo na pandemia. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Maranhão. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/culturas-do-corpo-na-pandemia?lang=pt-br>. Acesso em: 17 jul. 2024.
SIBILIA, P. O bisturi de software (ou como fazer um “corpo belo” virtualizando a carne impura?). In: ANAIS DO 14° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2005, Niterói. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2005. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2005/trabalhos/o-bisturi-de-software-ou-como-fazer-um-corpo-belo-virtualizando-a-carne-impura?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
SILVEIRA, F. L. Terrorismo anal em “Anaconda”, de Nicki Minaj. In: ANAIS DO 24° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2015, Brasília. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2015. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2015/trabalhos/terrorismo-anal-em-anaconda-de-nicki-minaj?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
SOUZA, V. L. A estética dos monstros e sua incompatibilidade com o mercado artístico. In: ANAIS DO 25° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2016, Goiânia. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2016/trabalhos/a-estetica-dos-monstros-e-sua-incompatibilidade-com-o-mercado-artistico?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
SZANIECKI, B. Quem não tem cão, caça com gato: comunicação e sociabilidade de resistência. In: ANAIS DO 17° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2008, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2008. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2008/trabalhos/quem-nao-tem-cao-caca-com-gato-comunicacao-e-sociabilidade-de-resistencia?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
TEIXEIRA, R. T. Da perfectibilidade negativa ao ato artístico em Czeslawa Kwoka. In: ANAIS DO 30° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2021, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/da-perfectibilidade-negativa-ao-ato-artistico-em-czeslawa-kwoka?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. A narrativa termográfica em Incoming e There will be no more night. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/a-narrativa-termografica-em-incoming-e-there-will-be-no-more-night?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
TRENTO, F. B.; HOLTZ, A. C. S. Bora pra action: análise sobre o discurso do empreendedor de alta performance e o self quantificado. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/bora-pra-action-analise-sobre-o-discurso-do-empreendedor-de-alta-performance-e-o?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
TUCHERMAN, I. Relações perigosas: autoajuda, mídia e biopoder. In: ANAIS DO 20° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2011, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2011. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2011/trabalhos/relacoes-perigosas-autoajuda-midia-e-biopoder?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
TUCHERMAN, I.; SANTOS, L. P. A fé não costuma falhar: sobre crenças e outras ajudas. In: ANAIS DO 23° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Belém. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2014. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2014/trabalhos/a-fe-nao-costuma-falhar-sobre-crencas-e-outras-ajudas?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Eduardo Yuji Yamamoto, Douglas Kuspiosz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
La sumisión de originales para este periódico implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del autor, con derecho del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones, indicando claramente este periódico como el medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas, científicas, no comerciales, desde que la fuente original sea citada.
Autoría
Se entiende como autor todo aquel que haya participado efectivamente en la concepción, desarrollo de la parte experimental, del análisis e interpretación de los datos y de la redacción final del estudio. Al someter un artículo para publicación en la Revista E-Compós, el autor concuerda con los siguientes términos: 1. El autor mantiene los derechos sobre el artículo, pero su publicación en la revista implica, automáticamente, la cesión integral y exclusiva de los derechos autorales para la primera edición, exento de pago. 2. Las ideas y opiniones expresadas en el artículo son de exclusiva responsabilidad del autor, sin que refleje, necesariamente, las opiniones de la revista. 3. Después de la primera publicación, el autor tiene autorización para asumir contratos adicionales, independientes a la revista, para la divulgación del trabajo por otros medios (ej. Publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), desde que exista una citación completa de la misma autoría y de la publicación original. 4. El autor de un artículo ya publicado tiene permiso e es estimulado para distribuir su trabajo online, siempre con las debidas citas a la primera edición.
Conflictos de intereses y ética de investigación
En caso de que la investigación desarrollada o la publicación del artículo puedan generar dudas sobre posibles conflictos de intereses, el autor debe declarar, mediante una nota final, que no se fue omitido cualquier vínculo a organismos de financiamiento, así como a instituciones comerciales o políticas. De igual modo, se debe mencionar la institución a la que el autor eventualmente esté vinculado, o que haya colaborado en la ejecución del estudio, evidenciando no existir conflictos de intereses, de cualquier índole, con el resultado presentado. También es necesario informar que las entrevistas y los ensayos que involucren seres humanos obedecieron los procedimientos éticos establecidos para la investigación científica. Los nombres y direcciones informados en esta revista serán utilizados exclusivamente para los servicios prestados por esta publicación, no estando disponibles para otros fines o para terceros. Los derechos de autor pertenecen exclusivamente a los autores. Los derechos de licencia utilizados por el periódico consisten en la licencia Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): está permitida la socialización (copia y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptación (remix, transformación y creación de material), a partir del contenido con licencia para cualquier propósito, incluso comercial.