Biopower in Communication
the Compós Case (2001 - 2022)
DOI:
https://doi.org/10.30962/ecomps.3065Keywords:
Transdisciplinarity, Epistemology of Communication, Content AnalysisAbstract
The objective of this research was to investigate how the works presented at Compós’s annual conferences have problematized the topic of biopower. The Rust and Python programming languages were used to assist in the survey and filtering of texts on the website, followed by a content analysis of each text selected in order to delimit the intended semantic field (biopower). It is concluded that the theme is dispersed and triggers the media conception of communication, the macrosocial approach is predominant, and its authors apply rather than criticize or reframe the semantic field of biopower.
Downloads
References
AGAMBEN, G. O que é um dispositivo?. Outra Travessia, Florianópolis, n. 5, p. 9-16, 2005.
AIRES, A. B. Invenção do sujeito plus size: sobre biopolíticas e biossociabilidades do consumo. In: ANAIS DO 27º ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2018, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2018/trabalhos/invencao-do-sujeito-plus-size-sobre-biopoliticas-e-biossociabilidades-do-consumo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
ALMEIDA, J. S. V.; SANTOS, L. P. Empreendedorismo bíblico: sobre as fontes morais do sucesso na IURD. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/empreendedorismo-biblico-sobre-as-fontes-morais-do-sucesso-na-iurd?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
ANTOUN, H. Biopolítica e cibercultura: o jogo do cuidado de si da guerra em rede às revoltas juvenis. In: ANAIS DO 25° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2016, Goiânia. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2016/trabalhos/biopolitica-e-cibercultura-o-jogo-do-cuidado-de-si-da-guerra-em-rede-as-revoltas?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
BARRERAS, S. B.; WEBER, M. H. A neutralização do debate sobre o aborto o ativismo político-religioso e o silenciamento do governo. In: ANAIS DO 23° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Belém. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2014. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2014/trabalhos/a-neutralizacao-do-debate-sobre-o-aborto-o-ativismo-politico-religioso-e-o-silen?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
BARRETO, L; GOMES, D. C. A. O imaginário da dor na pós-modernidade: um estudo de caso da fanpage do medicamento Dorflex. In: ANAIS DO 30° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2021, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/o-imaginario-da-dor-na-pos-modernidade-um-estudo-de-caso-da-fanpage-do-medicamen?lang=pt-br>. Acesso em: 4 abr. 2023.
BAZZICALUPO, L. Biopolítica: um mapa conceitual. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2017.
BENTES, I. O devir estético do capitalismo cognitivo. In: ANAIS DO 16° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2007, Curitiba. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2007. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2007/trabalhos/o-devir-estetico-do-capitalismo-cognitivo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. Deslocamentos subjetivos e reservas de mundo. In: ANAIS DO 19° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2010, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2010. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2010/trabalhos/deslocamentos-subjetivos-e-reservas-de-mundo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
BRASIL, A. G. Formas de vida na imagem: da indeterminação à inconstância. In: ANAIS DO 19° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2010, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2010. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2010/trabalhos/formas-de-vida-na-imagem-da-indeterminacao-a-inconstancia?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. A performance: entre o vivido e o imaginado. In: ANAIS DO 20° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2011, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2011. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2011/trabalhos/a-performance-entre-o-vivido-e-o-imaginado?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. Encruzilhadas, andarilhos, aprendizes: feitiço e contrafeitiço em três filmes-performance. In: ANAIS DO 28° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/encruzilhadas-andarilhos-aprendizes-feitico-e-contrafeitico-em-tres-filmes-perfo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CALAZANS, F.; FREITAS, V. Tirania do mérito: o empreendedor de si e a velhice “bem-sucedida”. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/tirania-do-merito-o-empreendedor-de-si-e-a-velhice-bem-sucedida?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CARVALHO, P. T. Fotografia e feminização do mundo: do “Momento feliz” de Claerbout ao irrepresentável do gozo nas imagens de ressonância. In: ANAIS DO 28° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/fotografia-e-feminizacao-do-mundo-do-momento-feliz-de-claerbout-ao-irrepresentav?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CASAQUI, V. A invenção de um país de empreendedores sociais: “imagina na copa” e seu projeto de Brasil. In: ANAIS DO 23° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Belém. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2014. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2014/trabalhos/a-invencao-de-um-pais-de-empreendedores-sociais-imagina-na-copa-e-seu-projeto-de?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CASTRO, J. C. L. Redes sociais como modelo de governança algorítmica. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/redes-sociais-como-modelo-de-governanca-algoritmica?lang=pt-br>. Acesso em: 12 out. 2024.
______. Homo algorithmicus e homo œconomicus: governança algorítmica e ne(ur)oliberalismo. In: ANAIS DO 30° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2021, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/homo-algorithmicus-e-homo-oeconomicus-governanca-algoritmica-e-neuroliberalismo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CESAR, A. Que lugar para a militância no cinema brasileiro contemporâneo? Interpelação, visibilidade e reconhecimento. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/que-lugar-para-a-militancia-no-cinema-brasileiro-contemporaneo-interpelacao-visi?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
COIMBRA, I. Escrita de si e escrito do corpo: a contribuição de Michel Foucault e Hélène Cixous para análise de relatos de parto publicados no Instagram. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/escrita-de-si-e-escrita-do-corpo-a-contribuicao-de-michel-foucault-e-helene-cixo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CRUZ, N. V. Arte e técnica na era digital: algumas considerações estéticas e políticas. In: ANAIS DO 14° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2005, Niterói. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2005. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2005/trabalhos/arte-e-tecnica-na-era-digital-algumas-consideracoes-esteticas-e-politicas?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FELÍCIO, G.; AIRES, A. B.; HOFF, T. M. C. Corpo, mídia e consumo: a moda plus size como estratégia biopolítica. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/corpo-midia-e-consumo-a-moda-plus-size-como-estrategia-biopolitica?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FERRAZ, M. C. F. Reconfigurações do público e do privado: mutações da sociedade tecnológica contemporânea. In: ANAIS DO 10° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2001, Brasília. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2001. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2001/trabalhos/reconfiguracoes-do-publico-e-do-privado-mutacoes-da-sociedade-tecnologica-contem?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. Avaliação e performance: a era do homem avaliado. In: ANAIS DO 23° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Belém. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2014. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2014/trabalhos/avaliacao-e-performance-a-era-do-homem-avaliado?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. Afeto e comunicação: das construções do medo. In: ANAIS DO 25° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2016, Goiânia. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2016/trabalhos/afeto-e-comunicacao-das-construcoes-do-medo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FERREIRA JR., S. E. S. Uma vida midiática para os corpos mortos: notas sobre o trabalho narrativo do reality show policial. In: ANAIS DO 29° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2020, Campo Grande. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2020/trabalhos/uma-vida-midiatica-para-os-corpos-mortos-notas-sobre-o-trabalho-narrativo-do-rea?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FISCHER, R. M. B. Subjetividade feminina e diferença na mídia televisiva. In: ANAIS DO 10° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2001, Brasília. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2001. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2001/trabalhos/subjetividade-feminina-e-diferenca-na-midia-televisiva?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. Curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2000.
______. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. p. 271-295.
FURTADO, S. B. B.; LIMA, É. A. Corpo, destruição e potência em Branco sai, preto fica. In: ANAIS DO 24° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2015, Brasília. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2015. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2015/trabalhos/corpo-destruicao-e-potencia-em-branco-sai-preto-fica?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
HARAWAY, D. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: HARAWAY, D.; KUNZRU, H.; TADEU, T. (Orgs.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 33-118.
HARDT, M.; NEGRI, A. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.
LAGE, L. R; VAZ, P. R. G. Moralidade sobrevivente em Largados e Pelados: do espetáculo televisivo do sofrimento à produção do indivíduo empreendedor de si. In: ANAIS DO 28° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/moralidade-sobrevivente-em-largados-e-pelados-do-espetaculo-televisivo-do-sofrim?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
LIMA, V. M. A. Desfazendo o carrego colonial: aportes para uma reflexão decolonial do jornalismo. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/desfazendo-o-carrego-colonial-aportes-para-uma-reflexao-decolonial-do-jornalismo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
LOPES, M. I. V. O campo da Comunicação: sua constituição, desafios e dilemas. Revista FAMECOS, v. 1, p. 16-30, 2006.
MARTINS, A. F. O documentário entre a cena do tribunal e a cena do teatro. In: ANAIS DO 18° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2009, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2009. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2009/trabalhos/o-documentario-entre-a-cena-do-tribunal-e-a-cena-do-teatro?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MARZOCHI, I. F. A ascensão do amador: Pacific entre o naufrágio da intimidade e os novos regimes de visibilidade. In: ANAIS DO 21° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2012, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2012. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2012/trabalhos/a-ascensao-do-amador-pacific-entre-o-naufragio-da-intimidade-e-os-novos-regimes?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MENDES, P. M. C.; MELO, C. T. V. A ideia de saúde imaginária no reality show de reprogramação corporal, uma análise de Medida Certa e Além do Peso. In: ANAIS DO 25° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2016, Goiânia. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2016/trabalhos/a-ideia-de-saude-imaginaria-no-reality-show-de-reprogramacao-corporal-uma-analis?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MENDONÇA, C. M. C. Dandara: a vida nua de um corpo sem peso. In: ANAIS DO 27° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2018, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2018/trabalhos/dandara-a-vida-nua-de-um-corpo-sem-peso?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MONTARDO, S. P. Redes temáticas na web e biossociabilidade on-line. In: ANAIS DO 18° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2009, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2009. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2009/trabalhos/redes-tematicas-na-web-e-biossociabilidade-on-line?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
PELBART, P. P. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.
PIMENTA, F. J. P. Duas abordagens semióticas do ativismo via hipermídia. In: ANAIS DO 14° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2005, Niterói. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2005. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2005/trabalhos/duas-abordagens-semioticas-do-ativismo-via-hipermidia?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
PINHEIRO, M. A. Produção de si, cultura e consumo. In: ANAIS DO 16° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2007, Curitiba. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2007. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2007/trabalhos/producao-de-si-cultura-e-consumo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
PRADO, J. L. A. Política da imagem na era da convocação. In: ANAIS DO 21° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2012, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2012. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2012/trabalhos/politica-da-imagem-na-era-da-convocacao?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
ROBALINHO, R; RESENDE, F. A. Quando a imagem é corpo: modos de sobreviver à máquina colonial. In: ANAIS DO 28° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/quando-a-imagem-e-corpo-modos-de-sobreviver-a-maquina-colonial?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
ROSÁRIO, N. M. Culturas do corpo na pandemia. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Maranhão. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/culturas-do-corpo-na-pandemia?lang=pt-br>. Acesso em: 17 jul. 2024.
SIBILIA, P. O bisturi de software (ou como fazer um “corpo belo” virtualizando a carne impura?). In: ANAIS DO 14° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2005, Niterói. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2005. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2005/trabalhos/o-bisturi-de-software-ou-como-fazer-um-corpo-belo-virtualizando-a-carne-impura?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
SILVEIRA, F. L. Terrorismo anal em “Anaconda”, de Nicki Minaj. In: ANAIS DO 24° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2015, Brasília. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2015. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2015/trabalhos/terrorismo-anal-em-anaconda-de-nicki-minaj?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
SOUZA, V. L. A estética dos monstros e sua incompatibilidade com o mercado artístico. In: ANAIS DO 25° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2016, Goiânia. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2016/trabalhos/a-estetica-dos-monstros-e-sua-incompatibilidade-com-o-mercado-artistico?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
SZANIECKI, B. Quem não tem cão, caça com gato: comunicação e sociabilidade de resistência. In: ANAIS DO 17° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2008, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2008. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2008/trabalhos/quem-nao-tem-cao-caca-com-gato-comunicacao-e-sociabilidade-de-resistencia?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
TEIXEIRA, R. T. Da perfectibilidade negativa ao ato artístico em Czeslawa Kwoka. In: ANAIS DO 30° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2021, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/da-perfectibilidade-negativa-ao-ato-artistico-em-czeslawa-kwoka?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. A narrativa termográfica em Incoming e There will be no more night. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/a-narrativa-termografica-em-incoming-e-there-will-be-no-more-night?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
TRENTO, F. B.; HOLTZ, A. C. S. Bora pra action: análise sobre o discurso do empreendedor de alta performance e o self quantificado. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/bora-pra-action-analise-sobre-o-discurso-do-empreendedor-de-alta-performance-e-o?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
TUCHERMAN, I. Relações perigosas: autoajuda, mídia e biopoder. In: ANAIS DO 20° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2011, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2011. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2011/trabalhos/relacoes-perigosas-autoajuda-midia-e-biopoder?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
TUCHERMAN, I.; SANTOS, L. P. A fé não costuma falhar: sobre crenças e outras ajudas. In: ANAIS DO 23° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Belém. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2014. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2014/trabalhos/a-fe-nao-costuma-falhar-sobre-crencas-e-outras-ajudas?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Eduardo Yuji Yamamoto, Douglas Kuspiosz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
The submission of originals to this journal implies the transfer, by the authors, of the printed and digital publication rights. The copyrights for the published articles belong to the author, with the rights of the journal over the first publication. The authors can only use the same results in other publications, clearly indicating this journal as the source of the original publication. Because we are an open-access journal, the free-of-charge,educational, scientific, and non-commercial use of the papers is allowed, as long as the source is cited.
Authorship
Any person who has effectively participated in the conception of the study, the development of the experimental part, the analysis and interpretation of data and the final wording, is considered as an author. By submitting an article for publication in E-Compós Journal, the author agrees with the following terms: 1. The author keeps the rights on the article, but its publication in the journal automatically implies the full and exclusive disposal of the copyright rights for the first edition, without payment. 2. The ideas and opinions expressed in the article are the sole responsibility of the author, not necessarily reflecting the views of the journal. 3. After the first publication, the author is authorized to take additional contracts, independent of the journal, for the dissemination of the paper by other means (e.g. when publishing in the institutional repository or as a book chapter), provided that the complete citation of the original publication. 4. The author of a published article is allowed and is stimulated to distribute his work online, always with the proper citation of the first edition.
Conflicts of interest and research ethics
If the developed research or the publication of the article may raise doubts as to potential conflicts of interest, the author should declare, in a final note, that no links to funding bodies have been omitted, as well as to commercial or political institutions. Similarly, the institution to which the author is bound should be mentioned, as well as others that may have collaborated in the execution of the study, evidencing that there are no conflicts of interest with the result already presented. It is also necessary to inform that the interviews and experiences involving human beings have obeyed the established ethical procedures for scientific research. The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication, not made available for other purposes or to third parties. The copyrights belong exclusively to the authors. The licensing rights used by the journal consist in the Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) license: sharing (copying and distribution of the material in any media or format) and adaptation (remix, transformation and creation of material from licensed content for any purposes, including commercial) are permitted.