La industria de la música popular en España: los sellos independientes en la era digital
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.786Palavras-chave:
Indústria musical. Gravadoras independentes. Internet. Música popular. Espanha.Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre as empresas integrantes do setor independente da música popular na Espanha. Com a finalidade de obter uma fotografia da situação desse setor e analisar suas tendências foi realizada uma enquete on-line entre essas empresas durante o primeiro semestre de 2011. A pesquisa foi dirigida por pesquisadores do Departamento de Jornalismo e Comunicação Audiovisual da Universidade Carlos III de Madri, e teve o apoio da associação espanhola União Fonográfica Independente. O artigo enfoca, principalmente, as diversas atividades e estratégias que as gravadoras e distribuidoras independentes desenvolvem, que incluem uma ativa presença nas novas redes e serviços digitais. Os resultados da pesquisa são apresentados na seguinte ordem: a) perfil das empresas, b) presença internacional, c) estratégias de publicidade e promoção, e d) presença na Internet e nos serviços e redes sociais digitais. Palavras-chave Indústria musical. Gravadoras independentes. Internet. Música popular. Espanha.Downloads
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- Gráfico 1. España: estilos musicales de los sellos independientes, 2011
- Gráfico 2. España: actividades de los sellos y distribuidoras independientes, 2011
- Gráfico 3. España: formatos de publicación de los sellos independientes, 2011
- Gráfico 4. España: inversión en publicidad de los sellos y distribuidoras independientes, 2011
- Gráfico 5. España: actividades de promoción de los sellos independientes, 2011
- Gráfico 6. España: presencia en internet y redes digitales de los sellos independientes, 2011
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