Entre o Mercado e o Fórum: o debate anti-tabagismo na cena midiática

Autores

  • Daniela Santiago
  • Rousiley C. M. Maia

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.47

Palavras-chave:

Debate público, Esfera pública, Propaganda, Tabagismo

Resumo

Este artigo tem como propósito abordar a inter-relação existente entre os complexos empresariais internacionais e as esferas públicas de sociedades democráticas específicas. Para tanto, investigase o debate público, na cena midiática, em torno da problemática do fumo – motivado pela tramitação da Lei Antitabagista (Lei no 10.167/00) – , procurando compreender de que forma o cenário mais amplo das discussões de interesse público motivou adequações e limites aos planos mercadológicos da empresa. A quase interdição do processo de construção de marcas pela lei tem impacto direto na mediação simbólica entre a empresa e seus públicos, além de alterar o perfil de concorrência e atuação no mercado. Busca-se investigar, de modo particular, o modo pelo qual a empresa Souza Cruz dialogou com os demais atores sociais, num cenário de grandes adversidades, revestindo suas práticas de elementos discursivos que lhe permitiam legitimar-se frente a demandas políticas, éticas e morais, que transcendem, em muito, o domínio estrito da racionalidade econômica.

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Como Citar

Santiago, D., & Maia, R. C. M. (2005). Entre o Mercado e o Fórum: o debate anti-tabagismo na cena midiática. E-Compós, 4. https://doi.org/10.30962/ec.47

Edição

Seção

Dossiê Temático