Biopoder na comunicação
o caso Compós (2001 - 2022)
DOI:
https://doi.org/10.30962/ecomps.3065Palavras-chave:
Transdisciplinaridade, Epistemologia da Comunicação, Análise de ConteúdoResumo
O objetivo dessa pesquisa foi indagar o modo como os trabalhos apresentados nos Encontros Anuais da Compós têm problematizado o tema do biopoder. Utilizou-se as linguagens de programação Rust e Python para auxiliar no levantamento e na filtragem de textos do site, seguidos de uma análise de conteúdo de cada texto selecionado a fim de delimitar o campo semântico pretendido (biopoder). Concluiu-se que o tema é disperso e aciona a concepção mediática de comunicação, a abordagem macrossocial é predominante e seus autores mais aplicam do que criticam ou ressignificam o campo semântico do biopoder.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. O que é um dispositivo?. Outra Travessia, Florianópolis, n. 5, p. 9-16, 2005.
AIRES, A. B. Invenção do sujeito plus size: sobre biopolíticas e biossociabilidades do consumo. In: ANAIS DO 27º ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2018, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2018/trabalhos/invencao-do-sujeito-plus-size-sobre-biopoliticas-e-biossociabilidades-do-consumo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
ALMEIDA, J. S. V.; SANTOS, L. P. Empreendedorismo bíblico: sobre as fontes morais do sucesso na IURD. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/empreendedorismo-biblico-sobre-as-fontes-morais-do-sucesso-na-iurd?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
ANTOUN, H. Biopolítica e cibercultura: o jogo do cuidado de si da guerra em rede às revoltas juvenis. In: ANAIS DO 25° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2016, Goiânia. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2016/trabalhos/biopolitica-e-cibercultura-o-jogo-do-cuidado-de-si-da-guerra-em-rede-as-revoltas?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
BARRERAS, S. B.; WEBER, M. H. A neutralização do debate sobre o aborto o ativismo político-religioso e o silenciamento do governo. In: ANAIS DO 23° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Belém. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2014. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2014/trabalhos/a-neutralizacao-do-debate-sobre-o-aborto-o-ativismo-politico-religioso-e-o-silen?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
BARRETO, L; GOMES, D. C. A. O imaginário da dor na pós-modernidade: um estudo de caso da fanpage do medicamento Dorflex. In: ANAIS DO 30° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2021, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/o-imaginario-da-dor-na-pos-modernidade-um-estudo-de-caso-da-fanpage-do-medicamen?lang=pt-br>. Acesso em: 4 abr. 2023.
BAZZICALUPO, L. Biopolítica: um mapa conceitual. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2017.
BENTES, I. O devir estético do capitalismo cognitivo. In: ANAIS DO 16° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2007, Curitiba. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2007. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2007/trabalhos/o-devir-estetico-do-capitalismo-cognitivo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. Deslocamentos subjetivos e reservas de mundo. In: ANAIS DO 19° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2010, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2010. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2010/trabalhos/deslocamentos-subjetivos-e-reservas-de-mundo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
BRASIL, A. G. Formas de vida na imagem: da indeterminação à inconstância. In: ANAIS DO 19° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2010, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2010. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2010/trabalhos/formas-de-vida-na-imagem-da-indeterminacao-a-inconstancia?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. A performance: entre o vivido e o imaginado. In: ANAIS DO 20° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2011, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2011. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2011/trabalhos/a-performance-entre-o-vivido-e-o-imaginado?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. Encruzilhadas, andarilhos, aprendizes: feitiço e contrafeitiço em três filmes-performance. In: ANAIS DO 28° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/encruzilhadas-andarilhos-aprendizes-feitico-e-contrafeitico-em-tres-filmes-perfo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CALAZANS, F.; FREITAS, V. Tirania do mérito: o empreendedor de si e a velhice “bem-sucedida”. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/tirania-do-merito-o-empreendedor-de-si-e-a-velhice-bem-sucedida?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CARVALHO, P. T. Fotografia e feminização do mundo: do “Momento feliz” de Claerbout ao irrepresentável do gozo nas imagens de ressonância. In: ANAIS DO 28° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/fotografia-e-feminizacao-do-mundo-do-momento-feliz-de-claerbout-ao-irrepresentav?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CASAQUI, V. A invenção de um país de empreendedores sociais: “imagina na copa” e seu projeto de Brasil. In: ANAIS DO 23° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Belém. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2014. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2014/trabalhos/a-invencao-de-um-pais-de-empreendedores-sociais-imagina-na-copa-e-seu-projeto-de?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CASTRO, J. C. L. Redes sociais como modelo de governança algorítmica. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/redes-sociais-como-modelo-de-governanca-algoritmica?lang=pt-br>. Acesso em: 12 out. 2024.
______. Homo algorithmicus e homo œconomicus: governança algorítmica e ne(ur)oliberalismo. In: ANAIS DO 30° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2021, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/homo-algorithmicus-e-homo-oeconomicus-governanca-algoritmica-e-neuroliberalismo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CESAR, A. Que lugar para a militância no cinema brasileiro contemporâneo? Interpelação, visibilidade e reconhecimento. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/que-lugar-para-a-militancia-no-cinema-brasileiro-contemporaneo-interpelacao-visi?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
COIMBRA, I. Escrita de si e escrito do corpo: a contribuição de Michel Foucault e Hélène Cixous para análise de relatos de parto publicados no Instagram. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/escrita-de-si-e-escrita-do-corpo-a-contribuicao-de-michel-foucault-e-helene-cixo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
CRUZ, N. V. Arte e técnica na era digital: algumas considerações estéticas e políticas. In: ANAIS DO 14° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2005, Niterói. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2005. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2005/trabalhos/arte-e-tecnica-na-era-digital-algumas-consideracoes-esteticas-e-politicas?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FELÍCIO, G.; AIRES, A. B.; HOFF, T. M. C. Corpo, mídia e consumo: a moda plus size como estratégia biopolítica. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/corpo-midia-e-consumo-a-moda-plus-size-como-estrategia-biopolitica?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FERRAZ, M. C. F. Reconfigurações do público e do privado: mutações da sociedade tecnológica contemporânea. In: ANAIS DO 10° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2001, Brasília. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2001. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2001/trabalhos/reconfiguracoes-do-publico-e-do-privado-mutacoes-da-sociedade-tecnologica-contem?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. Avaliação e performance: a era do homem avaliado. In: ANAIS DO 23° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Belém. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2014. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2014/trabalhos/avaliacao-e-performance-a-era-do-homem-avaliado?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. Afeto e comunicação: das construções do medo. In: ANAIS DO 25° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2016, Goiânia. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2016/trabalhos/afeto-e-comunicacao-das-construcoes-do-medo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FERREIRA JR., S. E. S. Uma vida midiática para os corpos mortos: notas sobre o trabalho narrativo do reality show policial. In: ANAIS DO 29° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2020, Campo Grande. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2020/trabalhos/uma-vida-midiatica-para-os-corpos-mortos-notas-sobre-o-trabalho-narrativo-do-rea?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FISCHER, R. M. B. Subjetividade feminina e diferença na mídia televisiva. In: ANAIS DO 10° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2001, Brasília. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2001. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2001/trabalhos/subjetividade-feminina-e-diferenca-na-midia-televisiva?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. Curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2000.
______. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. p. 271-295.
FURTADO, S. B. B.; LIMA, É. A. Corpo, destruição e potência em Branco sai, preto fica. In: ANAIS DO 24° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2015, Brasília. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2015. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2015/trabalhos/corpo-destruicao-e-potencia-em-branco-sai-preto-fica?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
HARAWAY, D. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: HARAWAY, D.; KUNZRU, H.; TADEU, T. (Orgs.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 33-118.
HARDT, M.; NEGRI, A. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.
LAGE, L. R; VAZ, P. R. G. Moralidade sobrevivente em Largados e Pelados: do espetáculo televisivo do sofrimento à produção do indivíduo empreendedor de si. In: ANAIS DO 28° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/moralidade-sobrevivente-em-largados-e-pelados-do-espetaculo-televisivo-do-sofrim?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
LIMA, V. M. A. Desfazendo o carrego colonial: aportes para uma reflexão decolonial do jornalismo. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/desfazendo-o-carrego-colonial-aportes-para-uma-reflexao-decolonial-do-jornalismo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
LOPES, M. I. V. O campo da Comunicação: sua constituição, desafios e dilemas. Revista FAMECOS, v. 1, p. 16-30, 2006.
MARTINS, A. F. O documentário entre a cena do tribunal e a cena do teatro. In: ANAIS DO 18° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2009, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2009. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2009/trabalhos/o-documentario-entre-a-cena-do-tribunal-e-a-cena-do-teatro?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MARZOCHI, I. F. A ascensão do amador: Pacific entre o naufrágio da intimidade e os novos regimes de visibilidade. In: ANAIS DO 21° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2012, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2012. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2012/trabalhos/a-ascensao-do-amador-pacific-entre-o-naufragio-da-intimidade-e-os-novos-regimes?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MENDES, P. M. C.; MELO, C. T. V. A ideia de saúde imaginária no reality show de reprogramação corporal, uma análise de Medida Certa e Além do Peso. In: ANAIS DO 25° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2016, Goiânia. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2016/trabalhos/a-ideia-de-saude-imaginaria-no-reality-show-de-reprogramacao-corporal-uma-analis?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MENDONÇA, C. M. C. Dandara: a vida nua de um corpo sem peso. In: ANAIS DO 27° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2018, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2018/trabalhos/dandara-a-vida-nua-de-um-corpo-sem-peso?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MONTARDO, S. P. Redes temáticas na web e biossociabilidade on-line. In: ANAIS DO 18° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2009, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2009. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2009/trabalhos/redes-tematicas-na-web-e-biossociabilidade-on-line?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
PELBART, P. P. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.
PIMENTA, F. J. P. Duas abordagens semióticas do ativismo via hipermídia. In: ANAIS DO 14° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2005, Niterói. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2005. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2005/trabalhos/duas-abordagens-semioticas-do-ativismo-via-hipermidia?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
PINHEIRO, M. A. Produção de si, cultura e consumo. In: ANAIS DO 16° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2007, Curitiba. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2007. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2007/trabalhos/producao-de-si-cultura-e-consumo?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
PRADO, J. L. A. Política da imagem na era da convocação. In: ANAIS DO 21° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2012, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2012. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2012/trabalhos/politica-da-imagem-na-era-da-convocacao?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
ROBALINHO, R; RESENDE, F. A. Quando a imagem é corpo: modos de sobreviver à máquina colonial. In: ANAIS DO 28° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/quando-a-imagem-e-corpo-modos-de-sobreviver-a-maquina-colonial?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
ROSÁRIO, N. M. Culturas do corpo na pandemia. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Maranhão. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/culturas-do-corpo-na-pandemia?lang=pt-br>. Acesso em: 17 jul. 2024.
SIBILIA, P. O bisturi de software (ou como fazer um “corpo belo” virtualizando a carne impura?). In: ANAIS DO 14° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2005, Niterói. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2005. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2005/trabalhos/o-bisturi-de-software-ou-como-fazer-um-corpo-belo-virtualizando-a-carne-impura?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
SILVEIRA, F. L. Terrorismo anal em “Anaconda”, de Nicki Minaj. In: ANAIS DO 24° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2015, Brasília. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2015. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2015/trabalhos/terrorismo-anal-em-anaconda-de-nicki-minaj?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
SOUZA, V. L. A estética dos monstros e sua incompatibilidade com o mercado artístico. In: ANAIS DO 25° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2016, Goiânia. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2016/trabalhos/a-estetica-dos-monstros-e-sua-incompatibilidade-com-o-mercado-artistico?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
SZANIECKI, B. Quem não tem cão, caça com gato: comunicação e sociabilidade de resistência. In: ANAIS DO 17° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2008, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2008. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2008/trabalhos/quem-nao-tem-cao-caca-com-gato-comunicacao-e-sociabilidade-de-resistencia?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
TEIXEIRA, R. T. Da perfectibilidade negativa ao ato artístico em Czeslawa Kwoka. In: ANAIS DO 30° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2021, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/da-perfectibilidade-negativa-ao-ato-artistico-em-czeslawa-kwoka?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
______. A narrativa termográfica em Incoming e There will be no more night. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/a-narrativa-termografica-em-incoming-e-there-will-be-no-more-night?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
TRENTO, F. B.; HOLTZ, A. C. S. Bora pra action: análise sobre o discurso do empreendedor de alta performance e o self quantificado. In: ANAIS DO 26° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2017/trabalhos/bora-pra-action-analise-sobre-o-discurso-do-empreendedor-de-alta-performance-e-o?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
TUCHERMAN, I. Relações perigosas: autoajuda, mídia e biopoder. In: ANAIS DO 20° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2011, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2011. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2011/trabalhos/relacoes-perigosas-autoajuda-midia-e-biopoder?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
TUCHERMAN, I.; SANTOS, L. P. A fé não costuma falhar: sobre crenças e outras ajudas. In: ANAIS DO 23° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2014, Belém. Anais Eletrônicos... Campinas: Galoá, 2014. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2014/trabalhos/a-fe-nao-costuma-falhar-sobre-crencas-e-outras-ajudas?lang=pt-br>. Acesso em: 5 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo Yuji Yamamoto, Douglas Kuspiosz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.