A narrativa screenlife

tempo e focalização em filmes ambientados em telas de computador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.2947

Palavras-chave:

Screenlife, Screenmovie, Tempo narrativo, Focalização, Narratologia

Resumo

O artigo faz uma análise narratológica do cinema screenlife com o aporte da teoria de Gérard Genette (1988; 2017). Defino o screenlife como uma forma audiovisual caracterizada pela ambientação de narrativas em telas de computador. Problematizo como os mais populares filmes desse formato constroem suas figuras de tempo e focalização. Sete filmes ficcionais são analisados: The Collingswood Story (2002), Unfriended (2014), Sickhouse (2016), Unfriended: Dark Web (2018), Searching (2018), Host (2020) e Profile (2021). Como resultado, descrevo as regularidades e singularidades desses filmes, numa compreensão da narrativa do screenlife em sua multiplicidade formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Damasceno, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes e do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Referências

ACKER, A.; MONTEIRO, J. Subterrâneos do horror e da tecnologia enquanto experiência em Amizade Desfeita 2: Dark Web. Fronteiras, São Leopoldo, v. 22, n. 2, p. 69-78, 2020.

BEKMAMBETOV, T. Rules of the Screenmovie: the Unfriended Manifesto for the Digital Age. MovieMaker, Los Angeles, on-line, 2015. Disponível em: <https://www.moviemaker.com/unfriended-rules-of-the-screenmovie-a-manifesto-for-the-digital-age>. Acesso em: 23 out. 2023.

BERGSON, H. O pensamento e o movente: ensaios e conferências. Tradução de Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BORDWELL, D. Historical Poetics of Cinema. In: PALMER, B. (Org.). The Cinematic Text: Methods and Approaches. Atlanta: Georgia State Literary Studies, 1989. p. 369-398.

______. Poetics of Cinema. Nova York: Routledge, 2008.

CÁNEPA, L.; FERRARAZ, R. HOST: mídia assombrada e o mal-estar do confinamento. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 28, p. 1-11, 2021.

CARREIRO, R. Por um realismo ficcional: uma história do found footage de horror. In: CARREIRO, R. (Org.). A diegese em crise: consumo, tecnologia e história(s) do cinema. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2022. p. 52-78.

CLÉO de 5 à 7. Direção e roteiro de Agnès Varda. Produção de Georges de Beauregard e Carlo Ponti. França; Itália: Ciné Tamaris, 1962. 1h30min.

GENETTE, G. Narrative Discourse Revisited. Nova York: Cornel Universtity Press, 1988.

______. Figuras III. Tradução de Ana Alencar. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.

HERMAN, D. Narrative Ways of Worldmaking. In: HEINEN, S; SOMMER, R. (Orgs.). Narratology in the Age of Cross-Disciplinary Narrative Research. Berlim: De Gruyter, 2009. p. 71-87.

HOST. Direção e produção executiva de Rob Savage. Roteiro de Rob Savage e Gemma Hurley. Reino Unido: Shudder, 2020. 56min.

JOST, F. The Look – from Film to Novel: an Essay in Comparative Narratology. In: STAM, R.; RAENGO, A. (Orgs.). A Companion to Literature and Film. Malden: Blackwell Publishing, 2006. p. 71-80.

MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora SENAC, 2000.

MANOVICH, L. The Language of New Media. Cambridge: MIT Press, 2001.

PROFILE. Direção e produção de Timur Bekmambetov. Roteiro de Timur Bekmambetov, Brittany Poulton e Olga Kharina. Estados Unidos; Reino Unido; Chipre; Rússia: Universal Pictures, 2021. 1h45min.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa (tomo I). Tradução de Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus, 1994.

_____. Tempo e narrativa (tomo II). Tradução de Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus, 1995.

RASHOMON. Direção de Akira Kurosawa. Roteiro de Akira Kurosawa e Shinobu Hashimoto. Baseado em contos de Ryunosuke Akutagawa. Japão: Continental, 1950. 1h28min.

ROPE. Direção de Alfred Hitchcock. Roteiro de Arthur Laurents e Ben Hecht. Produção de Alfred Hitchcock e Sidney Bernstein. Estados Unidos: Transatlantic Pictures; Warnes Bros. Pictures, 1948. 1h23min.

SEARCHING. Direção de Aneesh Chaganty. Produção de Timur Bekmambetov, Sev Ohanian, Natalie Qasabian e Adam Sidman. Roteiro de Aneesh Chaganty e Sev Ohanian. Reino Unido: Sony Pictures Releasing, 2018. 1h42min.

SICKHOUSE. Direção e roteiro de Hannah Macpherson. Estados Unidos: Indigenous Media, 2016. 1h8min.

THE Collingswood Story. Direção de Michael Constanza. Estados Unidos: Cinerebel Media LLC, 2002. 1h26min.

THOMPSON, K. Breaking the Glass Armor: Neoformalist Film Analysis. Nova Jersey: Princeton University Press, 1988.

UNFRIENDED. Direção de Levan Gabriadze. Produção de Timur Bekmambetov, Jason Blum, Nelson Greaves. Roteiro de Nelson Greaves. Estados Unidos; Brasil: Universal Pictures, 2014. 1h23min.

UNFRIENDED: Dark Web. Direção de Sephen Susco. Produção de Timur Bekmambetov e Jason Blum. Estados Unidos: OTL Releasing BH Tilt, 2018. 1h28min.

YOUNG, P. The Cinema Dreams its Rivals: Media Fantasy Films from Radio to the Internet. Mineápolis: University of Minnesota Press, 2006.

Downloads

Publicado

18-10-2024

Como Citar

Damasceno, A. (2024). A narrativa screenlife: tempo e focalização em filmes ambientados em telas de computador. E-Compós, 27. https://doi.org/10.30962/ecomps.2947

Edição

Seção

Artigos Originais