Culturas midiáticas das juventudes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2691

Palavras-chave:

Culturas midiáticas das juventudes, Juventude, Categoria, Conceito, Ação social

Resumo

O objetivo é propor a categoria “culturas midiáticas das juventudes” como objeto de pesquisa voltado para práticas comunicacionais cotidianas dos jovens em sua pluralidade. Distingue-se de perspectivas que tomam tais práticas e representações como meras partes de outros objetos de pesquisa. A teoria se sustenta na discussão de Rossana Reguillo sobre o papel dos jovens como atores sociais. Como cultura em si mesma e, portanto, repleta de rituais e significados, as “culturas midiáticas das juventudes” são tomadas como o próprio objeto central da pesquisa. Apresenta-se um breve estudo de caso sobre dimensões de produção e consumo de narrativas publicitárias no contexto do skate de rua.

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Biografia do Autor

Cláudia Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ). Professora Associada do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição.

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Publicado

24-11-2022

Como Citar

Pereira, C. (2022). Culturas midiáticas das juventudes. E-Compós, 26. https://doi.org/10.30962/ec.2691

Edição

Seção

Artigos Originais