Usos da mídia e reconhecimento social da classe média das ecovilas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2536

Palavras-chave:

Usos da mídia, Classe média, Reconhecimento social, Ecovilas

Resumo

Este artigo discute os usos da mídia entre segmentos da classe média urbana brasileira moradora de ecovilas localizadas na zona rural. Com base em dados etnográficos e perfis sociológicos individuais, argumentamos sobre a busca de reconhecimento social através de novas formas de trabalhar e consumir. Os resultados refletem sobre em que medida este fenômeno se relaciona com tendências globais como a globalização cultural, o comunalismo e o individualismo contemporâneo. A aspiração ao reconhecimento e sua negação institucionalizada pelo sistema capitalista geraram sofrimento nas trajetórias pessoais e a apropriação dos modelos culturais do individualismo e do comunalismo como orientação moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veneza Mayora Ronsini, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Comunicação/Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, Bolsista PQ2/CNPq e Professora Visitante na Loughborough University London com bolsa CAPES-PrInt. Coordenadora do grupo de pesquisa Usos Sociais da Mídia (CNPq).

Referências

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

ARRUDA, B. M. O fenômeno de ecovilas no Brasil contemporâneo. 205 f. 2018. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2018.

BELLEZE, G. et al. Ecovilas brasileiras e indicadores de desenvolvimento sustentável do IBGE: uma análise comparativa. Ambiente & Sociedade, v. 20, n. 1, p. 227-244, jan.-mar. 2017.

BORELLI, F. C. Consumo responsável sob a perspectiva prático-teórica: um estudo etnográfico em uma ecovila. 244 f. 2014. Tese (Doutorado em Administração) – Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução de Daniela Kern e Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2008.

CARMO, P. S. do. Culturas da rebeldia: a juventude em questão. 3. ed. São Paulo: Senac, CASTELLS, M. A sociedade em rede. v. I. Tradução de Roneide Venâncio Majer. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

______. O poder da comunicação. Tradução de Vera Lúcia Mello Joscelyne. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

CENCI, A. V. Individualização e reconhecimento. Educação, v. 36, n. 3, p. 314-324, set.-dez. 2013.

COULDRY, N. Media, Society, World: Social Theory and Digital Media Practice. Cambridge: Polity Press, 2012.

DEERY, J.; PRESS, A. Introduction: Studying Media and Class. In: DEERY, J.; PRESS, A (Orgs.). TV, Film, and Digital Culture. New York: Routledge, 2017. p.1-17.

DIAS, M. A. Uma abordagem sistêmica da sustentabilidade em ecovilas: o caso da ecovila Tibá em São Carlos (SP). 300 f. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

DIAS, M. A. et al. Os sentidos e a relevância das ecovilas na construção de alternativas societárias sustentáveis. Ambiente & Sociedade, v. 20, n. 3, p. 79-96, jul.-set. 2017.

EDER, K. A nova política de classes. São Paulo: Edusc, 2002.

FEATHERSTONE, M. O desmanche da cultura: globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Nobel, 1997.

FERREIRA NETO, D. N. Uma alternativa para a sociedade: caminhos e perspectivas da permacultura no Brasil. São Carlos: [s.n.], 2018.

FRASER, N. Reconhecimento sem ética?. Lua Nova, São Paulo, n. 70, p. 101-138, 2007.

GARCÍA CANCLINI, N. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3. ed. Tradução de Maurício Santana Dias. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

______. Diferentes, desiguales y desconectados: mapas de la interculturalidad. Barcelona: Gedisa, 2004.

GUIMARÃES, A. S. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2008.

HALL, S. A ideologia e a teoria da comunicação. Matrizes, v. 10, n. 3, p. 33-46, set.-dez. 2016.

HONNETH, A. Disrespect, The Normative Foundations of Critical Theory. Cambridge: Polity Press, 2007.

______. Luta por reconhecimento. Tradução de Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2017.

JACKS, N.; SIFUENTES, L.; LIBARDI, G. Classe social: elemento estrutural (des)considerado nas pesquisas de recepção e consumo midiático. In: JACKS, N. (Org.). Meios e audiências III. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 193-212.

LAHIRE, B. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Tradução de Patrícia Chittoni. Porto Alegre: Artmed, 2004.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬______. A cultura dos indivíduos. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LAMONT, M. Money, Moral & Manners: the Culture of the French and the American Upper-middle Class. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

LOPES, M. I. V. Jesús Martín-Barbero e os mapas essenciais para compreender a comunicação. Intexto, v. 43, p. 14-23, set.-dez. 2018.

MAIA, R. Mídia e lutas por reconhecimento. São Paulo: Paulus, 2018.

MARTÍN-BARBERO, J. De los medios a las mediaciones: comunicación, cultura y hegemonía. Barcelona: Gustavo Gili, 1987.

______. Convergencia digital y diversidad cultural. In: MORAES, D. (Org.). Mutaciones de lo visible. Barcelona: Paidós, 2010. p. 137-165.

MEIJERING, L.; HUIGEN, P.; VAN HOVEN, B. Intentional Communities in Rural Spaces. Journal of Economic and Social Geography, v. 98, n. 1, p. 42-52, 2007.

MELLO, J. M. C. de; NOVAIS, F. A. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: SCHWARCZ, L. M. (Org.). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. v. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 559-658.

MOORES, S. Interpreting Audiences: the Ethnography of Media Consumption. New York: Sage, 1998.

MORLEY, D. Medios, modernidad y tecnología: la geografía de lo nuevo. Barcelona: Gedisa, 2008.

ORTIZ, R. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

PIERUCCI, A. F. Ciladas da diferença. São Paulo: Editora 34, 1999.

POCHMANN, M. O mito da grande classe média: capitalismo e estrutura social. São Paulo: Boitempo, 2014.

POCHMANN, M. et al. (Eds.). Atlas da exclusão social, v. 5: agenda neoliberal da inclusão social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2005.

POCHMANN, M. et al. (ed.). Atlas da nova estratificação social no Brasil, vol. 1: classe média, desenvolvimento e crise. São Paulo: Cortez, 2006.

POCHMANN, M.; MORAES, R. Capitalismo, classe trabalhadora e luta política no Brasil do século XXI: experiências no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e França. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2017.

RONSINI, V. M. Mercadores de sentido: consumo de mídia e identidades juvenis. Porto Alegre: Sulina, 2007.

____. A perspectiva das mediações de Jesús Martín-Barbero (ou como sujar as mãos na cozinha da pesquisa empírica de recepção). In: GOMES, I.; JANOTTI JUNIOR, J. (Orgs.). Comunicação e estudos culturais. Salvador: Edufba, 2011.

______. A crença no mérito e a desigualdade: a recepção da telenovela do horário nobre. Porto Alegre: Sulina, 2012.

_____. El polvo de la tradición en la carretera de los Estudios Culturales. In: MALDONADO, A. E. (Org.). Panorâmica da investigação em comunicação no Brasil. v. 2. Salamanca: Comunicación Social, 2014. p. 75-98.

ROSENFIELD, C. L.; MELLO, L. G.; CORRÊA, A. S. Reconstrução normativa em Axel Honneth e os múltiplos justos do mercado de trabalho. Civitas – Revista de Ciências Sociais, v. 15, n. 4, p. 664-685, out.-dez. 2015.

ROYSEN, R. Ecovilas e a construção de uma cultura alternativa. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

ROYSEN, R.; MERTENS, F. O nicho das ecovilas no Brasil: comunidades isoladas ou em diálogo com a sociedade?. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 6, n. 3, p. 99-121, fev. 2017.

SAMPAIO, R. L. M. Aspectos ambientais e sociais de uso do solo em área de Mata Atlântica. 83 f. 2013. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.

SANTOS, J. A. F. Estrutura de posições de classe no Brasil: mapeamento, mudanças e efeito na renda. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2002.

SARGISSON, L.; SARGENT, L. T. Living in Utopia: New Zealand’s Intentional Communities. Aldershot: Ashgate, 2004.

SAYER, A. The Moral Significance of Class. Nova York: Cambridge, 2005.

SENNETT, R. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro: Record, 2012.

SILVERSTONE, R. Media and Morality on the Rise of Mediapolis. Cambridge: Polity Press, 2008.

______. Why Study the Media?. London: Sage, 1999.

SILVERSTONE, R.; HIRSCH, E.; MORLEY, D. Information and Communication Technologies and the Moral Economy of the Household. In: HIRSCH, E. (Org.). Consuming Technologies: Media and Information in Domestic Spaces. London: Routledge, 2005. p. 13-28.

SIQUEIRA, G. de M. V. Tensão entre as racionalidades substantiva e instrumental na gestão de ecovilas. 237 f. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

SKEGGS, B. Values Beyond Value? Is Anything Beyond the Logic of Capital?. The British Journal of Sociology, v. 65, n. 1, p. 1-20, mar. 2014.

SODRÉ, M. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.

SOUZA, J. A classe média no espelho: sua história, seus sonhos e ilusões, sua realidade. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2018.

WILLIAMS, R. Resources of Hope: Culture, Democracy, Socialism. London: Verso, 1989.

Downloads

Publicado

10-06-2022

Como Citar

Ronsini, V. M. (2022). Usos da mídia e reconhecimento social da classe média das ecovilas . E-Compós, 25. https://doi.org/10.30962/ec.2536

Edição

Seção

Artigos Originais