Pierre Bourdieu e o Campo da Comunicação Brasileira: uma perspectiva dos modos de apropriação

Autores

  • Luis Felipe Rosa Oliveira Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Dalton Lopes Martins Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1431

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu. Comunicação. Apropriação Conceitual

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre a apropriação da teoria de Pierre Bourdieu nos estudos em Comunicação no Brasil. Buscou-se compreender como seus conceitos fundantes – campo, capital e habitus – são aplicados. Partindo da análise de conteúdo de Bardin (2006), foram mapeados artigos científicos que mencionassem Pierre Bourdieu em seus títulos, resumos e termos indexadores em periódicos brasileiros da área de comunicação com Qualis A1, A2 e B1. O levantamento resultou em 26 periódicos e 67 artigos, publicados entre 1999 e 2017. Nesse corpus foram verificadas a frequência e a correlação dos principais termos da teoria. Os resultados apontam para o uso descontextualizado do sistema teórico de Bourdieu na maioria (88,44%) dos textos analisados.

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Biografia do Autor

Luis Felipe Rosa Oliveira, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutorando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília – UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil. Mestre em Comunicação no Programa de Pos-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, Goiás, Brasil.

 

 

Dalton Lopes Martins, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, São Paulo, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília – UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

 

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Publicado

03-06-2020

Como Citar

Oliveira, L. F. R., & Martins, D. L. (2020). Pierre Bourdieu e o Campo da Comunicação Brasileira: uma perspectiva dos modos de apropriação. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.1431

Edição

Seção

Artigos Originais