Pierre Bourdieu e o Campo da Comunicação Brasileira: uma perspectiva dos modos de apropriação
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.1431Palavras-chave:
Pierre Bourdieu. Comunicação. Apropriação ConceitualResumo
Este artigo apresenta uma análise sobre a apropriação da teoria de Pierre Bourdieu nos estudos em Comunicação no Brasil. Buscou-se compreender como seus conceitos fundantes – campo, capital e habitus – são aplicados. Partindo da análise de conteúdo de Bardin (2006), foram mapeados artigos científicos que mencionassem Pierre Bourdieu em seus títulos, resumos e termos indexadores em periódicos brasileiros da área de comunicação com Qualis A1, A2 e B1. O levantamento resultou em 26 periódicos e 67 artigos, publicados entre 1999 e 2017. Nesse corpus foram verificadas a frequência e a correlação dos principais termos da teoria. Os resultados apontam para o uso descontextualizado do sistema teórico de Bourdieu na maioria (88,44%) dos textos analisados.
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