Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade

Autores

  • Rose de Melo Rocha

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.115

Palavras-chave:

Imagem, Visualidade, Visibilidade

Resumo

Explorando uma ambigüidade constitutiva do termo “imagem” o artigo discute alguns de seus modos de existência na contemporaneidade, considerando as dinâmicas de reprodutibilidade, a lógica própria aos aparelhos de enunciação visual e as relações estabelecidas com mediações tecnológicas. Ao considerar a penetração das imagens no cotidiano e a transformação do próprio imaginário em imagem tangível, problematiza o conceito “cultura da visualidade”, postulando ser necessário, para tal, promover-se a discriminação entre visual e visível ou, dito em outras palavras, entre visualidade e visibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Rocha, R. de M. (2006). Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade. E-Compós, 7. https://doi.org/10.30962/ec.115

Edição

Seção

Artigos Originais