Sobre a arte da autorracionalização: fé e autoajuda no mercado de publicações

Autores

  • Ieda Tucherman
  • Leandro de Paula Santos

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1118

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Fé, Espiritualidade, Autoajuda

Resumo

Baseado na análise de reportagens de revistas brasileiras de popularização da ciência, o texto comenta a relação entre discursos que positivam a vivência da fé e o sucesso comercial das narrativas de autoajuda. Buscamos debater como se disseminam no mercado editorial novas imagens a respeito da relação entre espiritualidade e saúde, tematizando essa última como um valor normativo no modelo do capital contemporâneo. Nosso objetivo é, assim, esboçar linhas de contágio entre diferentes dimensões da experiência humana que passam a concorrer, no interior dos discursos analisados, como formas de resposta a expectativas do contexto político e econômico atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-05-2015

Como Citar

Tucherman, I., & Santos, L. de P. (2015). Sobre a arte da autorracionalização: fé e autoajuda no mercado de publicações. E-Compós, 18(1). https://doi.org/10.30962/ec.1118

Edição

Seção

Cultura