“Murdochisation” of the Media: An Asian Perspective
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.105Palavras-chave:
Ásia, News Corporation, Adaptação, MercantilizaçãoResumo
A paisagem midiática da Ásia mudou profundamente na última década, transformando importantes mercados midiáticos, como a China e a Índia, em alvos preferenciais de corporações transnacionais de mídia e comunicação. Este artigo examina estratégias chaves, adotadas por conglomerados multimidiáticos, de fortalecimento de suas posições no que pode emergir como o maior mercado midiático do mundo, focando numa companhia em particular, a News Corporation de Rupert Murdoch, para explorar por que ela tem sido mais bem sucedida do que outras na negociação de sua entrada no complexo cenário midiático da Ásia. Examinando a expansão e consolidação da Star Plus e Star News, os canais indianos de informação e entretenimento de Murdoch, este artigo argumenta que o seu sucesso foi alcançado como resultado da produção de programas em línguas indianas, como o Hindi, e da atribuição de cor local ao conteúdo, assim como da maneira politicamente astuta encarada pela News Corporation na Índia. Na China, o canal de propriedade conjunta Phoenix encarou de maneira similar o mercado emergente de televisão. Esta “Murdochtização’ da mídia – definida como uma tendência de direcionamento ao entretenimento e infotenimento mercantilizado – teve um impacto importante em outras mídias. O artigo questiona: A crescente mercantilização da mídia de massa está erodindo a esfera pública? Ou a mídia de Murdoch, de propriedade do ocidente, ou inspirada por ele, porém disponível em Mandarin e Hindi, estaria levando a um revigoramento do cenário de mídia Asiático?Downloads
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