O futebol em revistas brasileiras de Comunicação de 1980 a 2023
DOI:
https://doi.org/10.30962/ecomps.3029Palavras-chave:
Futebol, Comunicação, Balanço bibliográficoResumo
Neste artigo, analiso como o futebol foi tratado em artigos publicados em revistas brasileiras de Comunicação de 1980 a 2023. No total, pesquisei 18 periódicos e 112 artigos, buscando conhecer os contextos de produção desses artigos, as características de seus autores e seus temas, abordagens e fontes de informação. Entre outras coisas, os resultados indicam que a produção selecionada se concentra no Sudeste, foi produzida em meados da década de 2010, é assinada, em sua maioria, por homens e adota a análise de discurso como método. Também mostram que temas como “identidade nacional” e “cobertura jornalística de megaeventos esportivos” têm recebido mais atenção da área.
Downloads
Referências
ALABARCES, Pablo. Veinte años de ciencias sociales y deportes, diez años después. Revista Alesde, v. 1, n. 1, 2011, p. 11-22.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
COSTA, Leda; HELAL, Ronaldo. Estudios sobre deportes y fútbol en Brasil. En los campos de la sociología y la comunicación. REA – Revista Euroamericana de Antropología. v. 12, 2021, p. 51-66.
DUNNING, Eric. Sociologia do esporte e os processos civilizatórios. São Paulo: Annablume, 2014.
FILHO, Mario. O negro no futebol brasileiro. 5 ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010.
FORTES, Rafael. Um balanço dos estudos de esporte no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação de 2012. Contracampo, n. 30, p. 83-100, 2014.
FORTES, Rafael. Estudos de esporte na área de comunicação: um panorama e algumas propostas. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 18, n. 2, p. 598-614, 2011.
GASTALDO, Edson. Comunicação e esporte: explorando encruzilhadas, saltando cercas. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 8, n. 21, p. 39-51, 2011.
GIGLIO, Sérgio Settani; SPAGGIARI, Enrico. A produção das Ciências Humanas sobre futebol: um panorama (1990-2009). Revista de História, v. 163, p. 293-350, 2010.
HELAL, Ronaldo. Futebol e comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 8, n. 21, p. 11-38, 2011.
HELAL, Ronaldo. Futebol, Cultura e Cidade. Logos: Comunicação & Universidade, v. 3, n. 2, p. 1-3, 1996.
HELAL, Ronaldo; GORDON JR., Cesar. Sociologia, história e romance na construção da identidade nacional através do futebol. In: Helal, R. et al. (Orgs.). A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, p. 51-76, 2001.
HOLLANDA, Bernardo Buarque de. Esporte, comunicação e sociologia: uma leitura da trajetória acadêmica e da produção intelectual de Ronaldo Helal. Alceu, v. 22, n. 47, p. 143-164, 2022.
LOPES, Felipe Tavares Paes; HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de. “Ódio eterno ao futebol moderno”: poder, dominação e resistência nas arquibancadas dos estádios de São Paulo. Tempo, v. 24, n. 2, p. 207-232, 2018.
LOVISOLO, Hugo Rodolfo. Sociologia do esporte (futebol): conversações argumentativas. In: HELAL, Ronaldo; LOVISOLO, Hugo Rodolfo; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves (Orgs.). Futebol, jornalismo e ciências sociais: interações. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011. p. 11-32.
LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2006.
MARTINO, Luís Mauro Sá. “Publicar ou perecer”? Três dimensões das publicações acadêmicas na pesquisa em Comunicação. Tríade: comunicação, cultura e mídia, v. 11, n. 24, p. 1-21, 2023.
OLIVEIRA, Nelma Gusmão; VAINER, Carlos. Megaeventos no Brasil e no Rio de Janeiro:
uma articulação transescalar na produção da cidade de exceção. In: SANCHEZ, Fernanda et al. (Org.). A Copa do Mundo e as cidades: políticas, projetos e resistências. Niterói: Editora
da UFF, 2014. p. 81-118.
SOARES, Antonio Jorge. História e a invenção de tradições no futebol brasileiro. In: HELAL, Ronaldo et al. (Orgs.). A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001. p. 13-50.
TOLEDO, Luiz Henrique de. Balanços bibliográficos e ciclos randômicos: o caso dos futebóis na antropologia brasileira. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, n. 94, p. 1-32, 2020.
TOLEDO, Luiz Henrique de. Futebol e teoria social: aspectos da produção científica brasileira (1982-2002). Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 1, n. 2, p. 133-165, 2001.
VIMIEIRO, Ana Carolina et al. Estudos sobre mídia, gênero e esporte no Brasil: narrativas do futebol feminino e algumas propostas. E-compós, Ahead of Print, 2023, p. 1-27.
VIMIEIRO, Ana Carolina. Midiatização e futebol: dinâmicas digitais do torcer no Brasil. In: SILVA, Sílvio Ricardo et al. (Eds). Torcidas organizadas, coletivos e movimentos de torcedores: um panorama nos dias atuais. Belo Horizonte: Mercado de Letras, 2023. p. 47-80.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Felipe Tavares Paes Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.