Trabalho de Face e Performances Interacionais

O caso da influenciadora digital Flávia Viana na Campanha Cuidados Precoces Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2547

Palavras-chave:

Trabalho de face, Performances interacionais, Influenciador digital, Cultura digital

Resumo

Este artigo visa investigar o processo corretivo efetuado pela influenciadora digital Flávia Viana após incidentes à sua imagem pública pessoal (face). O estudo de caso foi realizado a partir da busca por rastros públicos detectados por palavras-chave em notícias, comentários e publicações de terceiros. Os dados foram analisados sob a perspectiva sociointeracional dos rituais efetivadas nas experiências sociais cotidianas. Os resultados indicam que o trabalho de face pode ser ampliado e complexificado a partir das características próprias dos ambientes digitais, que oferecem delineamentos específicos para a utilização das estratégias e táticas relacionadas às fases do processo corretivo em prol do ajuste de imagem pública pessoal do usuário que tem sua performance ameaçada.

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Biografia do Autor

Karla Freitas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS/UFBA).

Lisieanne Araújo Barberino, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS/UFBA).

Mariana Matos Nascimento Oliveira, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (PósPsi/UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS/UFBA).

José Carlos Santos Ribeiro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Estágio Sênior no Exterior/Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia e pesquisador permanente dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS/UFBA/CNPQ).

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Publicado

10-06-2022

Como Citar

Freitas, K., Barberino, L. A., Oliveira, M. M. N., & Santos Ribeiro, J. C. (2022). Trabalho de Face e Performances Interacionais: O caso da influenciadora digital Flávia Viana na Campanha Cuidados Precoces Covid-19. E-Compós, 25. https://doi.org/10.30962/ec.2547

Edição

Seção

Artigos Originais