Imagens da multidão: carnaval e mídia

Auteurs-es

  • Beatriz Jaguaribe

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.942

Mots-clés :

Carnaval, Multidão, Mídia, Cidade

Résumé

Por meio da leitura seletiva de representações artísticas e midiáticas, este ensaio explora como um tipo específico de multidão – a multidão carnavalesca – foi interpretada em distintos períodos da história do Rio de Janeiro. Mais do que qualquer outra celebração pública, o carnaval foi e ainda é o ritual festivo que melhor espelha as negociações culturais da cidade. Argumento que as diferentes mídias não somente expressam as contradições sociais e as diversas negociações culturais desta celebração profana como também moldam as próprias manifestações da multidão. Palavras-Chave: Carnaval. Multidão. Mídia. Cidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publié-e

26-03-2014

Comment citer

Jaguaribe, B. (2014). Imagens da multidão: carnaval e mídia. E-Compós, 16(3). https://doi.org/10.30962/ec.942

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático