Cinema in extremis: notas sobre um silêncio estridente em O homem urso

Auteurs-es

  • Marcelo Carvalho da Silva

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.805

Mots-clés :

O homem urso, Herzog, Treadwell, elisão sonora, imagem-cristal

Résumé

O ambientalista Timothy Treadwell, protagonista do filme O homem urso (Grizzly man, 2005) de Werner Herzog, filia-se à galeria dos grandes personagens herzoguianos. Treadwell foi morto por um urso pardo no Alasca, no outono de 2003. O único vestígio dessa morte – tema latente do filme – é uma gravação em áudio realizada por acaso pela própria câmera de vídeo de Treadwell. O grande interesse da sequência onde esse áudio está inserido reside na maneira como Herzog o elide. Tal elisão suscita questões sobre os limites da imagem (Serge Daney e André Bazin) e a imagem-cristal deleuziana. Afinal, até onde uma imagem pode ir (questão ética) e como deve ser realizada (questão estética)? Palavras-chave O homem urso. Herzog. Treadwell. Elisão sonora. Imagem-cristal.

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Publié-e

10-01-2013

Comment citer

Carvalho da Silva, M. (2013). Cinema in extremis: notas sobre um silêncio estridente em O homem urso. E-Compós, 15(3). https://doi.org/10.30962/ec.805

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático