Metapesquisa da função pedagógica da ficção seriada

um mapeamento das perspectivas teóricas e metodológicas

Auteurs-es

  • Daiana Sigiliano Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5163-9926
  • Gustavo Furtuoso Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
  • Gabriela Borges Universidade do Algarve, Faro, Algarve, Portugal

DOI :

https://doi.org/10.30962/e-comps.3249

Mots-clés :

Ficção Seriada, Pedagogia, Metapesquisa, Periódico Científico

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar os aspectos conceituais e os fundamentos teóricos-metodológicos que integram as discussões sobre a função pedagógica da ficção seriada no campo da Comunicação. Para isso, realizamos uma metainvestigação dos trabalhos publicados nos periódicos científicos Qualis A (2017-2020). Conclui-se que, ao longo das duas últimas décadas, há uma recorrência nos trabalhos que discutem o tema, porém com ausência de reflexão epistemológica e de um arcabouço teórico específico. A variedade de abordagens, metodologias e conceitos dificulta a consolidação do debate e o avanço nas discussões, que reiteram-se e permanecem difusas entre os campos da Comunicação e Educação.

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Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutora e pesquisadora associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCom/UFJF). É co-coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual, pesquisadora da Rede Euroamericana de Alfabetização Midiática e do Obitel Brasil, sendo vice-coordenadora da Equipe UFJF.

Gustavo Furtuoso, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Mestrando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCom/UFJF). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática, do Observatório da Qualidade no Audiovisual, da Rede Alfamed Jovem e do Obitel Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Gabriela Borges, Universidade do Algarve, Faro, Algarve, Portugal

Professora Adjunta da Universidade do Algarve, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCom/UFJF). Coordenadora Rede Alfamed Brasil, do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática e do Observatório da Qualidade no Audiovisual.

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2025-12-01

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Sigiliano, D., Furtuoso, G., & Borges, G. (2025). Metapesquisa da função pedagógica da ficção seriada: um mapeamento das perspectivas teóricas e metodológicas. E-Compós. https://doi.org/10.30962/e-comps.3249

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