Entre moralidade e proibição

pedagogização e imaginários sociodiscursivos sobre sexo na Escola do Amor

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ecomps.2986

Mots-clés :

Pedagogias da sexualidade, Imaginários Sociodiscursivos, Escola do Amor

Résumé

Desde 2011, o programa Escola do Amor se estrutura com conselhos e dicas para ensinar o “amor inteligente”. Neste artigo, objetiva-se perceber que pedagogia sobre as relações sexuais é projetada pela Escola do Amor e submetida como ideal a ser seguido. Parte-se pela audiovisualidade e pela análise discursiva ancorada pelos imaginários sociodiscursivos a partir de uma playlist sobre sexo. Nota-se discursos injuntivos em uma assimetria entre apresentadores, chamados como “professores” e “alunos”, que visam uma eficácia sexual. Junto aos imperativos, têm-se discursos preconceituosos contra sexualidades não-heteronormativas e bases morais que guiam o “ideal” familiar, sexual e conjugal.

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Bibliographies de l'auteur-e

Mariana Ramalho Procópio, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil

Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (PosLin/UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Colíder do DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença.

Mauricio João Vieira Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e jornalista graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integrante do DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença.

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Publié-e

18-10-2024

Comment citer

Ramalho Procópio, M., & João Vieira Filho, M. (2024). Entre moralidade e proibição: pedagogização e imaginários sociodiscursivos sobre sexo na Escola do Amor. E-Compós, 27. https://doi.org/10.30962/ecomps.2986

Numéro

Rubrique

Artigos Originais