She-Ra e as Princesas do Poder

pedagogias e culturas visuais no debate de gênero

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2915

Mots-clés :

Gênero, Cultura visual, Pedagogias Culturais, Análise temática, She-Ra

Résumé

A reflexão sobre questões de gênero em artefatos midiáticos tem tido relevância nos últimos anos. Esta pesquisa faz uma análise temática das mudanças visuais incorporadas pela série She-Ra e as Princesas do Poder (2018) em comparação ao seu original, She-Ra: A Princesa do Poder (1985), na construção de uma cultura visual atrelada a questões de gênero. Buscou-se, através de uma análise temática dos enredos, personagens principais e seus corpos, compreender de que forma são acionados esses debates. Como resultados emergiram quatro categorias: Performances e configurações de gênero; Questões interseccionais; Códigos de diversidade corporal; Sexualidades dissidentes.

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Bibliographies de l'auteur-e

Soraya Maria Bernardino Barreto Januário, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Doutora em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal, com pós-doutorado na McGill University, Institute of Gender, Sexuality and Feminisms (IGSF), Montreal, Canadá. Publicitária e professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH/UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE) da mesma instituição. Coordenadora dos GP’s CNPq OBMIDIA UFPE e FEGECCAP.

 

Cecilia Almeida Rodrigues Lima, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Jornalista, mestre e doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE). Professora do Departamento de Comunicação Social da mesma instituição. Coordenadora da equipe UFPE da Rede de Pesquisadores de Ficção Televisiva Brasileira – Obitel Brasil.

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Publié-e

11-12-2023

Comment citer

Bernardino Barreto Januário, S. M., & Almeida Rodrigues Lima, C. (2023). She-Ra e as Princesas do Poder: pedagogias e culturas visuais no debate de gênero. E-Compós, 26. https://doi.org/10.30962/ec.2915

Numéro

Rubrique

Artigos Originais