Alfabetização Midiática-Visual

um estudo acerca das percepções docentes da rede pública

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ecomps.2846

Mots-clés :

Educação, Direitos Humanos, Mídia

Résumé

No território escolar, é fulcral a oferta de mediações pedagógicas críticas que problematizem as lições que os/as estudantes negociam com a mídia. Este trabalho objetiva categorizar e analisar um mapeamento sobre o cenário da Alfabetização Midiática-Visual em nove escolas públicas de um município no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu via questionário respondido por 110 docentes. Utilizamos o método de análise de conteúdo e analisamos, neste artigo, duas das quatro categorias que emergiram. Os sujeitos de pesquisa compreendem a Alfabetização Midiática-Visual como elemento pertinente à pedagogia escolar e acreditam que o trabalho docente frequentemente é pautado por tais mídias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Alissom Brum, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale e graduado em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisas sobre infâncias e mídias, tendo como foco central Direitos Humanos e Alfabetização Midiática-Visual.

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Pesquisadora Gaúcha (FAPERGS) e CNPq Edital Ciências Sociais Aplicadas.

Références

AUMONT, J. A imagem. 16. ed. Campinas: Papirus, 2012.

BACCEGA, M. A. A construção do campo. Revista USP, São Paulo, n. 48, p. 18-31, dez.-fev. 2001.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Almedina, 2016.

BITTAR, E. Educação e metodologia para os direitos humanos: cultura democrática, autonomia e ensino jurídico. In: SILVEIRA, R. M. G. S. et al. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 313-334.

BRUM, A. R.; SCHMIDT, S. P.; SANTOS, V. B. Alfabetização Midiática-Visual: um direito humano na escola. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, n. 39, e41688, 2023. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41688>. Acesso em: 22 fev. 2024.

CORDEIRO, K. M.; SOUZA, I. M. S.; COSTA, R. Mídias e educação em Direitos Humanos: novos tempos, novos desafios. Education Policy Analysis Archives, [S .l.], v. 30, n. 41, p. 1-16, 2022.

DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à Filosofia da Educação. 4. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979.

FANTIN, M. Alfabetização midiática na escola. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16., 2007, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas: Faculdade de Educação da Unicamp, 2007. Disponível em: <https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem05pdf/sm05ss15_06.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2023.

FISCHER, R. O estatuto pedagógico da mídia: uma questão de análise. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 59-80, jul.-dez. 1997.

FREIRE, P. Entrevista inédita de Paulo Freire. Entrevista concedida à jornalista Marta Luz. Juazeiro Panorama. Bahia: Rádio Juazeiro, 24 abr. 1983. (Programa de Rádio).

______. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GIROUX, H. A. Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 132-158.

______. Professores como intelectuais transformadores. In: GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 157-164.

GOMES, A. R. As imagens nas configurações educativas contemporâneas: a perspectiva da cultura visual. São Paulo: Paco Editorial, 2020.

GRIZZLE, A. et al. Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: UNESCO; CETIC.br, 2016.

GUERREIRO, A. S. Educação em direitos humanos: possibilidades a partir do PNEDH e do cinema na escola. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e24819, 2021.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. 14. ed. Campinas: Papirus, 2012.

KELLNER, D. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 104-131.

______; SHARE, J. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, p. 687-715, out. 2008.

KLEIN, L. Educomunicação: um paradigma para pensar as tecnologias, a educação e os direitos humanos. 2020. 206 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2020.

LAPA, A. B.; LANNA, L. C.; SILVA, S. S. Desafios da pesquisa ativista em educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, p. 7-21, 2019.

LARROSA, J. Impedir que o mundo se desfaça. In: LARROSA, J.; RECHIA, K. C.; CUBAS, C. J. (Orgs.). Elogio do professor. Tradução de Fernando Coelho, Karen Christine Rechia e Caroline Jaques Cubas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

LIBÂNEO, J. C. A escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã. In: COSTA, M. V. (Orgs.). A escola tem futuro?. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. p. 11-22.

MAIA, J. O. Letramentos de sobrevivência em redes digitais: caminhos possíveis na luta por direitos humanos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 57, n. 2, p. 954-974, 2018.

MARTIN-BARBERO, J. Desafios culturais: da comunicação à educomunicação. In: CITELLI, A. O.; COSTA, M. C. C. (Orgs.). Educomunicação: construindo uma nova era de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. p. 121-134.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

RADDATZ, V. L. S. Tecnologias na educação: mediação para os Direitos Humanos. In: LAGO, C.; VIANA, C. E. (Orgs.). Educomunicação: caminhos da sociedade midiática pelos direitos humanos. São Paulo: ABPEducom; NCE-USP; Universidade Anhembi Morumbi, 2015. p. 393-402.

SANTOS NETO, J. L. O que é educação midiática? Um campo de interação entre cinema e educação. REPI – Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 1, p. 156-168, 2020.

SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

SOARES, I. O.; VIANA, C.; XAVIER, J. B. Educomunicação e alfabetização midiática: conceitos, práticas e interlocuções. São Paulo: ABPEducom, 2016.

SOUSA, L. S. Favelação: experiências de letramento midiático através da pesquisa-ação. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1986.

Téléchargements

Publié-e

26-02-2024

Comment citer

Brum, A., & Schmidt, S. P. (2024). Alfabetização Midiática-Visual: um estudo acerca das percepções docentes da rede pública. E-Compós, 27. https://doi.org/10.30962/ecomps.2846

Numéro

Rubrique

Artigos Originais