A estreia feminina na narração de futebol na TV Globo
Repercussões a partir do Twitter
DOI :
https://doi.org/10.30962/ecomps.2747Mots-clés :
Narração de futebol, Mulheres, Semiótica discursiva, Rede Globo de Televisão, TwitterRésumé
A transmissão de jogos de futebol pela Rede Globo de Televisão teve uma mulher na narração em canal aberto pela primeira vez em 2022. A função ainda hoje é exercida majoritariamente por homens. Com o objetivo de identificar a repercussão dessa estreia feminina em dois momentos – a semifinal da Supercopa do Brasil Feminina e a cobertura de jogo entre Ceilândia e Botafogo pela Copa do Brasil Masculina –, desenvolveu-se pesquisa qualitativa a partir de uma análise semiótica discursiva dos comentários de usuários do Twitter. Identificou-se a permanência de uma estrutura de preconceito de gênero no âmbito do futebol e a demarcação desse espaço ainda estabelecido como de poder masculino.
Téléchargements
Références
“AMULETO” DO BOTAFOGO, Renata Silveira fará narração histórica na Globo: ‘Que todo esse astral e energia positiva me acompanhem’. Fogãonet, on-line, 20 abr. 2022. Disponível em: <https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/amuleto-do-botafogo-renata-silveira-fara-narracao-historica-na-globo-que-todo-esse-astral-e-energia-me-acompanhem/>. Acesso em: 20 ago. 2022.
ARAÚJO, É. A.; VENTURA, M. Misoginia no futebol feminino: retratos históricos no jornalismo esportivo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 44., 2021, Remoto. Anais... São Paulo: Intercom, 2021. p. 1-15.
ASSIS, I. P.; EMERIM, C. Da semiótica discursiva a uma proposta de análise de produtos audiovisuais no Webjornalismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais... São Paulo: Intercom, 2017. p. 1-15.
BARROS, D. L. P. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Editora Parma, 2005.
DAMATTA, R. Esporte na sociedade: um ensaio sobre o futebol brasileiro. In: DAMATTA, R.; FLORES, L. F. B. N.; GUEDES, S. L.; VOGEL, A. Universo do futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982. p. 19-42.
DE LAURETIS, T. A tecnologia de gênero. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
EMERIM, C. Relações semióticas: o JN 2020 e as inserções publicitárias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, Remoto. Anais... São Paulo: Intercom, 2020. p. 1-15.
FERRO, R. X. O. Narradoras em transmissões esportivas no brasil: mapeamento histórico da presença feminina na narração em veículos de rádio, televisão e internet. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 44., 2021, Remoto. Anais... São Paulo: Intercom, 2021. p. 1-15.
FILME DESTACA O compromisso da Globo com qualidade e respeito. Globo.com, on-line, 16 jul. 2020. Disponível em: <https://redeglobo.globo.com/novidades/noticia/filme-destaca-o-compromisso-da-globo-com-qualidade-e-respeito.ghtml>. Acesso em: 21 out. 2023.
GOELLNER, S. V. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 143-151, 2005.
GUERRA, M. O. TV X Rádio – o jogo da narração: a imaginação entra em campo e seduz o torcedor. 246 f. 2006. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.
JOHN, V. M. Jornalismo esportivo e equidade de gênero: a ausência das mulheres como fonte de notícias na cobertura dos jogos olímpicos de Londres 2012. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 498-509, 2014.
MORGADO, F. O pioneirismo do Rio de Janeiro nas transmissões experimentais da TV Tupi. In: Encontro Regional Sudeste de História da Mídia, 6., 2020, Niterói. Anais... São Paulo: Alcar, 2020. p. 1-13.
ORTIZ, J. Futebol televisionado e recepção no Twitter. Interin, Curitiba, v. 15, n. 1, p. 19-31, 2013.
PACHECO, L. T.; SILVA, S. R. Mulheres e jornalismo esportivo: possibilidades e limitações em um campo masculino. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 3, e61002, 2020.
PORTUGUESA-RJ X CORINTHIANS: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem. Globo Esporte, on-line, 20 abr. 2022. Disponível em: <https://ge.globo.com/sp/futebol/copa-do-brasil/noticia/2022/04/20/portuguesa-rj-x-corinthians-veja-onde-assistir-escalacoes-desfalques-e-arbitragem.ghtml>. Acesso em: 20 ago. 2022.
RENATA SILVEIRA ESTREIA como narradora na Globo, e web comemora: “Histórico”. Folha de S.Paulo, on-line, 9 fev. 2022. Disponível em: <https://f5.folha.uol.com.br/televisao/2022/02/renata-silveira-estreia-como-narradora-na-globo-e-web-comemora-historico.shtml>. Acesso em: 20 ago. 2022.
RIAL, C. Futebol e mídia: a retórica televisiva e suas implicações na identidade nacional, de gênero e religiosa. Antropolítica, Niterói, v. 14, n. 1, p. 61-80, 2003.
SANTOS, A. D. G. A consolidação de um monopólio de decisões: a Rede Globo e a transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol. 273f. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013.
SAVENHAGO, I. J. S. Futebol na TV: evolução tecnológica e linguagem de espetáculo. Verso e Reverso, São Leopoldo, v. 25, n. 58, p. 22-31, 2011.
SCHINNER, C. F. Manual dos locutores esportivos: como narrar futebol e outros esportes no rádio e na televisão. São Paulo: Panda Books, 2004.
SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, jul.-dez. 1995, p. 71-99.
TRANSMISSÃO – SEMIFINAL: FLAMENGO X GRÊMIO. Apresentado (narração) por Renata Silveira. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão, 9 fev. 2022, 15h30. Duração: 115 min.
VIMIEIRO, A. C.; QUEIRÓZ, A.; MALDINI, G.; MARTINS, M. C. A economia cultural do futebol brasileiro no século XXI: comodificação, hibridez e contradições. Recorde, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 1-34, 2019.
TWEETDECK. Disponível em: <https://tweetdeck.twitter.com/>. Acesso em 15 ago. 2022.
ZAGO, G. S. Circulação e recirculação de narrativas do acontecimento no Jornalismo em Rede: a Copa do Mundo de 2014 no Twitter. 218f. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Raphaela Xavier de Oliveira Ferro, Valci Regina Mousquer Zuculoto, Cárlida Emerim 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas de Modification 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.