Celebridades, acontecimentos e valores na sociedade contemporânea

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.1910

Mots-clés :

Celebridades. Acontecimentos. Valores.

Résumé

A proposta deste artigo é refletir sobre a presença das celebridades na cena contemporânea, tendo em vista as ações realizadas em acontecimentos que as projetam na cena pública e que revelam valores da sociedade em que se inscrevem. O referencial teórico articula as noções de celebridades, valores e acontecimentos. O corpus é composto por 18 ocorrências selecionadas em um laboratório de análise de acontecimentos tendo em vista duas categorias: acontecimentos que tratam da vida privada e de questões de gênero. A análise revela valores-princípio que sustentam as ações das celebridades, bem como disputas que se processam em torno dos afetos presentes na celebrização dos famosos.

Téléchargements

Bibliographies de l'auteur-e

Paula Guimarães Simões, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Ferderal de Minas Gerais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG). Atualmente, é pesquisadora visitante na University of California, Irvine (UCI).

Vera Regina Veiga França, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela Université René Descartes - Paris V. Professora do Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista Produtividade - Pesquisadora 1B do CNPq. Fundadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG).

Références

BOORSTIN, D. From hero to celebrity: the human pseudo-event. In: ______. The image: a guide to pseudo-events in America. New York: Vintage, 1992. p. 45-76.
CAMPANELLA, B. O fã na cultura da divergência: Hierarquia e disputa em uma
comunidade on-line. Contemporanea, Salvador, v. 10, p. 474-489, 2012. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/6435. Acesso em: 15 jan. 2018.
DYER, R. Stars. New Edition. London: British Film Institute, 1998.
EPSTEIN, R. L. Sharon Stone in a Gab Turtleneck. In: REDMOND, S.; HOLMES, S. (Ed.). Stardom and Celebrity. Los Angeles/London/New Delhi/Singapore: Sage, 2007. p. 206-218.
FOFANA, H. Norbert Zongo: das margens sociais ao coração do Estado – a constituição de um personagem público. In: FRANÇA, V.R.V.; OLIVEIRA, L. Acontecimento: Reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p.173-191.
FRANÇA, V.R.V.; FREIRE FILHO, J.; LANA, L.; SIMÕES, P.G. Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014.
______.; SIMOES, P. G. . Celebridade: quando o privado atravessa o público (e vice-versa). In: CASTRO, Paulo César. (Org.). Dicotomia público/privado: estamos no caminho certo? Maceió, Alagoas: EDUFAL, 2015. p. 71-90.
HEINICH, N. Des valeurs. Une approche sociologique. Paris: Gallimard, 2017.
HOLMES, S.; REDMOND, S. A journal in Celebrity Studies. Celebrity Studies, v. 1, n. 1, 2010, p. 1-10.
JOAS, H. The genesis of values. Chicago: University of Chicago Press, 2000.
INGLIS, F. Breve história da celebridade. Rio de Janeiro: Versal Editores, 2012.
KELLNER, D. Celebrity diplomacy, spectacle and Barack Obama. Celebrity Studies, v. 1, n. 1, March 2010, 121-123. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/19392390903519156. Acesso em: 15. Jan. 2018.
LANA, L. As contradições da fama da periferia: a celebrização de Tati Quebra-Barraco. In: FRANÇA, V.R.V.; FREIRE FILHO, J.; LANA, L.; SIMÕES, P.G. Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 181-205.
______. Personagens públicas na mídia, personagens públicas em nós: experiências contemporâneas nas trajetórias de Gisele Bündchen e Luciana Gimenez. 2012, 284f, Tese (Doutorado em Comunicação Social) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
______. SIMÕES, P. G. Duas vinculações possíveis entre personalidades e acontecimentos: diferentes modos de atuação na vida pública. In: FRANÇA, V.R.V.; OLIVEIRA, L. Acontecimento: Reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 213-231.
LOWENTHAL, L. The triumph of mass idols. In: ______. Literature and Mass Culture. New Jersey: Transaction Publishers, 1984. p. 203-236.
MARSHALL, P. D. Celebrity and power: fame in contemporary culture. 5. ed. Minneapolis, London: University of Minnesota Press, 2006.
MICELI, S. A noite da madrinha: e outros ensaios sobre o éter nacional. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
MORIN, E. As estrelas: mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
PRIMO, A. Existem celebridades da e na blogosfera? Reputação e renome em blogs. Líbero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 107-116, dez. de 2009.
QUÉRÉ, L. A dupla vida do acontecimento: por um realismo pragmatista. In: FRANCA, V. R. V.; OLIVEIRA, L. (Orgs.). Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 21-38.
______. Entre o facto e o sentido: a dualidade do acontecimento. Trajectos, Revista de Comunicação, Cultura e Educação, Lisboa, n. 6, p. 59-75 , 2005.
______. L’individualisation des événements dans le cadre de l’expérience publique. In: BOURDON, P. e outros (Org.). Processus du sens. Paris, L’Harmattan, 2000. p. 1-23.
______. O caráter impessoal da experiência. In: LEAL, Bruno S.; GUIMARÃES, César G.; MENDONÇA, Carlos M. C. (Orgs.) Entre o sensível e o comunicacional. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 19-38.
ROJEK, C. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
SERELLE, M.V. Inscrições de Che Guevara. In: FRANÇA, V.R.V.; FREIRE FILHO, J.; LANA, L.; SIMÕES, P.G. Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 159-180.
SIMÕES, P. G. O acontecimento Ronaldo: a imagem pública de uma celebridade no contexto social contemporâneo. 2012. 282f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
TURNER, G. Understanding Celebrity. London, Thousand Oaks, New Delhi: SAGE, 2004.
WILLIAMS, R. From Beyond Control to In Control: Investigating Drew Barrymore’s Feminist Agency/Authorship. In: REDMOND, S; HOLMES, S (Ed.). Stardom and Celebrity. Los Angeles/London/New Delhi/Singapore: Sage, 2007. p. 111-125.

Téléchargements

Publié-e

08-04-2020

Comment citer

Simões, P. G., & França, V. R. V. (2020). Celebridades, acontecimentos e valores na sociedade contemporânea. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.1910

Numéro

Rubrique

Artigos Originais