Audiences and interpretations

Auteurs-es

  • Sonia Livingstone

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.185

Mots-clés :

Audiência, Momento da recepção, Compreensão, Interpretação

Résumé

Este artigo se apóia nos desenvolvimentos recentes em pesquisas de comunicação para explorar o conceito de audiência ativa, assim como os processos de interpretação dos textos midiáticos. Usando a importante contribuição do modelo de codificação/decodificação de Stuart Hall como ponto de partida, defendendo uma perspectiva na qual a recepção da audiência é vista como estruturada tanto por fatores textuais quanto (psico)sociais. Entretanto, os processos de compreensão e interpretação não devem ser entendidos como restritos por estes fatores. Ao contrário, eles devem ser distinguidos entre si, para depois serem entendidos em relação às oportunidades textuais e sociais de abertura, contradição, agenciamento, polissemia, ambigüidade etc. Argumento que novas pesquisas empíricas devem ser conduzidas, se quisermos dar novos passos para entender melhor quando, onde, e sob quais circunstâncias, diferentes tipos de entendimento ocorrem durante estes processos.

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Publié-e

24-06-2008

Comment citer

Livingstone, S. (2008). Audiences and interpretations. E-Compós, 10. https://doi.org/10.30962/ec.185

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático