Interesse público ou entretenimento: que tipo de informação o leitor procura na internet?
DOI :
https://doi.org/10.30962/ec.1338Mots-clés :
Portais de notícias. Interesse público. Entretenimento.Résumé
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre as preferências dos leitores de dois portais informativos brasileiros – G1 e UOL – feita a partir das notícias mais acessadas. O objetivo é verificar se há tendência de segmentação entre os portais, propondo uma análise comparativa dos anos de 2012, 2013 e 2014. Ao todo, foram coletadas 2.637 notícias pertencentes às seções “mais lidas do dia”. A metodologia utilizada é quantitativa de análise de conteúdo e os resultados indicam que há segmentação entre os portais– enquanto o G1 é mais buscado para consumo de notícias de interesse público, o UOL é acessado para entretenimento. Por outro lado, apesar de a segmentação se manter nos três anos pesquisados, o interesse por notícias que envolvem questões políticas cresceu entre 2012 e 2014.Téléchargements
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Fichiers supplémentaires
- Gráfico 1 – Relação entre portais e temas das notícias (Português (Brasil))
- Gráfico 2 – Distribuição de temas por ano no G1 e UOL (Português (Brasil))
- Gráfico 3 – Concentração de temas políticos por ano (Português (Brasil))
- Gráfico 4 – Concentração de temas de interesse público por ano (Português (Brasil))
- Gráfico 5 – Concentração de temas de entretenimento por ano (Português (Brasil))
- Tabela 1 - Percentual de temas hard x soft em cada portal (Português (Brasil))
- Tabela 2 - Segmentação dos portais quanto ao tipo de conteúdo ao longo do tempo (Português (Brasil))
- Tabela 3 - Temas específicos ao longo do tempo (Português (Brasil))
- Carta sobre as alterações (Português (Brasil))
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