“Seja uma mulher vencedora!”: particularidades de gênero e definições do sucesso na literatura de autoajuda

Auteurs-es

  • Mayka Castellano

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.1131

Mots-clés :

AUTOAJUDA, SUCESSO, GÊNERO

Résumé

Neste artigo, a partir da análise de discurso de inspiração pós-estruturalista, avalio um exemplar da literatura de autoajuda voltado para o sucesso feminino. A leitura do livro Marketing de B.A.T.O.M: atitudes que fazem da mulher uma vencedora, de Fádua Sleiman (2008), permite verificar a existência de determinadas demandas típicas do imaginário do sucesso contemporâneo, que incita a todos a serem vencedores, ao mesmo tempo em que fornece indicativos de que, ao se referirem especificamente às mulheres, esses livros apontam uma série de continuidades problemáticas relativas às questões de gênero e à inserção da mulher no mercado de trabalho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

11-09-2015

Comment citer

Castellano, M. (2015). “Seja uma mulher vencedora!”: particularidades de gênero e definições do sucesso na literatura de autoajuda. E-Compós, 18(2). https://doi.org/10.30962/ec.1131

Numéro

Rubrique

Cultura