Challenging Disney Myths

Auteurs-es

  • Janet Wasko

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.108

Mots-clés :

Walt Disney, Mitos, Desconstrução, Metodologia múltipla

Résumé

Este artigo tem como base estudos recentes a respeito da Walt Disney Company que utilizaram uma variedade de estratégias teóricas e metodológicas para questionar alguns mitos que rodeiam esta companhia, seus produtos e seu criador, Walt Disney. A discussão considera cinco premissas que são tipicamente feitas sobre a Disney: 1. Walt Disney era um gênio criativo que foi responsável pelo sucesso da companhia; 2. A Disney Company é, de alguma maneira especial e única, diferente de outras corporações; 3. A Disney é somente para crianças; 4. Os produtos da Disney são inofensivos, seguros e não tendenciosos; e, 5. Todos adoram a Disney. Os argumentos que desmontam estes mitos são baseados em uma variedade de estudos de diferentes disciplinas, mas que se apóiam fortemente na integração da economia política, análise crítica da cultura e pesquisa de recepção.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Comment citer

Wasko, J. (2006). Challenging Disney Myths. E-Compós, 7. https://doi.org/10.30962/ec.108

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático