O ensino de cinema e a experiência do filme-carta

Auteurs-es

  • Cezar Migliorin

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.1045

Mots-clés :

Cinema, Educação, Filme-Carta, Emancipação, Máquina

Résumé

Nesse artigo faço uma reflexão sobre os engajamentos na sala de aula em que a prática do cinema é central. Trabalho uma experiência específica que é o filme-carta. Para pensar o espaço pedagógico discuto as noções de emancipação (Jacques Rancière) e máquina (Félix Guattari) buscando entender o papel mesmo do cinema na educação. O artigo estabelece ainda um diálogo entre os filósofos franceses, Jacques Rancière e a dupla Félix Guattari e Gilles Deleuze que, apesar bases filosóficas distintas, nos ajudam a pensar a dimensão política que trazemos para o ensino e a prática do cinema.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

30-08-2014

Comment citer

Migliorin, C. (2014). O ensino de cinema e a experiência do filme-carta. E-Compós, 17(1). https://doi.org/10.30962/ec.1045

Numéro

Rubrique

Artigos Originais