Por uma análise midiática da música popular massiva. Uma proposição metodológica para a compreensão do entorno comunicacional, das condições de produção e reconhecimento dos gêneros musicais

Autores/as

  • Jeder Janotti Junior

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.84

Palabras clave:

Música Popular Massiva, Gêneros Musicais, Canção Popular Massiva, Estudos Culturais

Resumen

Este artigo parte do pressuposto de que o papel ocupado pela música em nosso cotidiano não se reflete diretamente nos projetos e proposições analíticas oriundas do campo da comunicação. Nesse sentido, o artigo apresenta uma proposta de análise midiática da música popular massiva que leve em consideração os aspectos técnicos, econômicos e plásticos inscritos no formato canção, reiterando a importância dos estudos culturais para a compreensão dos fenômenos midiáticos. Para tanto, se faz necessário compreender a Indústria do Entretenimento, em especial da Indústria Fonográfica, seus agentes e consumidores como um dispositivo midiático que deixa marcas nos produtos da música popular massiva. Acredita-se, então, que esta contribuição teórico-metodológico é relevante para a compreensão do papel que as canções ocupam na cultura e comunicação contemporâneas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Junior, J. J. (2006). Por uma análise midiática da música popular massiva. Uma proposição metodológica para a compreensão do entorno comunicacional, das condições de produção e reconhecimento dos gêneros musicais. E-Compós, 6. https://doi.org/10.30962/ec.84

Número

Sección

Dossiê Temático