Mujeres en el periodismo deportivo

impacto de la actuación femenina en el Mundial de Qatar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.2959

Palabras clave:

Mujeres periodistas, Periodismo deportivo, Análisis de redes semánticas, Redes sociales, Copa del Mundo de Qatar

Resumen

Este artículo busca analizar publicaciones en Twitter motivadas por el protagonismo de Renata Silveira y Ana Thaís Matos en las transmisiones del Mundial de 2022 en TV Globo. Se utilizó un método cuantitativo-cualitativo de análisis de redes semánticas para la recopilación del contenido, permitiendo la investigación de términos relacionados con mayor frecuencia en los discursos del corpus. Identificamos el marcador de género como central de manera descriptiva, analítica y política. Las discusiones de los resultados abordaron: división sexual del trabajo en el periodismo, el referente masculino en el deporte, la polarización de ideas y la apariencia de las periodistas como argumento machista.

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Biografía del autor/a

Renata Barreto Malta, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP, 2013). Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Sergipe (UFS), professora permanente e atual vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da mesma instituição. Coordenadora no Grupo de Pesquisa GENI – Gênero e Interseccionalidades na Comunicação.

Érika Alfaro de Araújo , Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo, Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestra em Comunicação e graduada em Jornalismo pela mesma instituição, realiza pesquisa na linha de Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais com foco no jornalismo esportivo e suas relações com a questão de gênero.

Aianne Amado, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Cultura, Economia e Políticas da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM-UFS). Membro dos grupos de pesquisa OBSCOM/Cepos (UFS); GENI – Gênero e Inteseccionalidades na Comunicação (UFS); JDL – Jornalismo, Direito e Liberdade (USP); e NEV – Núcleo de Estudos da Violência (USP).

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Publicado

18-10-2024

Cómo citar

Malta, R. B., Alfaro de Araújo , Érika, & Amado, A. (2024). Mujeres en el periodismo deportivo: impacto de la actuación femenina en el Mundial de Qatar. E-Compós, 27. https://doi.org/10.30962/ecomps.2959

Número

Sección

Artigos Originais