Televisão e publicidade: ações convergentes

Autores

  • Maria Lília Dias de Castro

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.50

Palavras-chave:

Publicização, Merchandising, Posição narrativa, Discurso, Auto-referencialidade

Resumo

Partindo de uma aproximação entre os universos da publicidade e da televisão, este trabalho busca inicialmente explorar apropriações e interfaces, para depois discutir e analisar um tipo de ação e / ou movimento em que praticamente esses fazeres se fundem, como é o caso do merchandising. Para tal, discute a noção de publicização como um movimento discursivo utilizado por essas mídias tanto para a difusão de informações e promoção de produtos, como pela propagação de ações de interesse público, passando pela divulgação de uma mesma emissora. No âmbito dessa comunicação a intenção é refletir sobre um tipo de discurso de publicização: aquele feito pela publicidade quando se propõe a invadir a programação para lançar seus produtos – o merchandising comercial – e sua relação com a telenovela.

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Como Citar

de Castro, M. L. D. (2005). Televisão e publicidade: ações convergentes. E-Compós, 4. https://doi.org/10.30962/ec.50

Edição

Seção

Dossiê Temático