Mapeando o uso de chatbots no Brasil por estados, capitais e Distrito Federal

Autores

  • Sivaldo Pereira da Silva Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8767-7679
  • Felipe Soares de Moraes Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6585-9073
  • Gabriella da Costa Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
  • Naiara Marques de Albuquerque Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Amanda Xavier da Silva Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil https://orcid.org/0009-0006-8108-7110

DOI:

https://doi.org/10.30962/e-comps.3245

Palavras-chave:

Comunicação governamental, Agentes de conversação, Chatbots, Inteligência Artificial, Democracia Digital

Resumo

Este artigo busca compreender como agentes automatizados de conversação (chatbots) estão sendo disponibilizados pelo Poder Executivo no Brasil, avaliando seu nível básico de acuracidade informativa. Foram exploradas 212 secretarias pertencentes a 53 governos de estados, Distrito Federal e capitais brasileiras, mapeando 26 órgãos com chatbots. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental orientada; testes de conversação; e consultas a gestores. Apenas 24% dos testes de conversação obtiveram respostas adequadas. Falta de recursos, expertise tecnológica e organização de dados são algumas das principais dificuldades relatadas por gestores.

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Biografia do Autor

Sivaldo Pereira da Silva, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom-UFBA), com estágio doutoral na University of Washington, Estados Unidos. Professor da Faculdade de Comunicação (FAC) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (PPGCOM-UnB). Atualmente é coordenador do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol); pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD).

Felipe Soares de Moraes, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (PPGCOM-UnB). Graduado em Jornalismo e Humanidades pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Pesquisador do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol/UnB).

Gabriella da Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom-UFBA). Pesquisadora no Instituto de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol) da Universidade de Brasília (UnB).

Naiara Marques de Albuquerque, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Mestre em Comunicação Institucional e Política pela Universidade de Sevilha, graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora vinculada ao Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol) da Universidade de Brasília (UnB).

 

Amanda Xavier da Silva, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

MBA em Data Science e Analytics pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP/Esalq). Graduada em Relações Internacionais e Ciência Política pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Pesquisadora vinculada ao Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol) da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

24-11-2025

Como Citar

Pereira da Silva, S., Soares de Moraes, F., da Costa, G., Marques de Albuquerque, N., & Xavier da Silva, A. (2025). Mapeando o uso de chatbots no Brasil por estados, capitais e Distrito Federal . E-Compós. https://doi.org/10.30962/e-comps.3245

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