Entre moralidade e proibição

pedagogização e imaginários sociodiscursivos sobre sexo na Escola do Amor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.2986

Palavras-chave:

Pedagogias da sexualidade, Imaginários Sociodiscursivos, Escola do Amor

Resumo

Desde 2011, o programa Escola do Amor se estrutura com conselhos e dicas para ensinar o “amor inteligente”. Neste artigo, objetiva-se perceber que pedagogia sobre as relações sexuais é projetada pela Escola do Amor e submetida como ideal a ser seguido. Parte-se pela audiovisualidade e pela análise discursiva ancorada pelos imaginários sociodiscursivos a partir de uma playlist sobre sexo. Nota-se discursos injuntivos em uma assimetria entre apresentadores, chamados como “professores” e “alunos”, que visam uma eficácia sexual. Junto aos imperativos, têm-se discursos preconceituosos contra sexualidades não-heteronormativas e bases morais que guiam o “ideal” familiar, sexual e conjugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Ramalho Procópio, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil

Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (PosLin/UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Colíder do DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença.

Mauricio João Vieira Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e jornalista graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integrante do DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença.

Referências

BRAGA, J. L. Circuitos versus campos sociais. In: MATTOS, M. A.; JANOTTI JÚNIOR, J.; JACKS, N. (Orgs.). Mediação & midiatização. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 29-52.

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CONHEÇA MAIS SOBRE o The Love School – Escola do Amor. R7, São Paulo, on-line, 27 jan. 2023. Disponível em: <https://recordtv.r7.com/love-school-escola-amor/conheca-mais-sobre-o-the-love-school-escola-do-amor-11082022>. Acesso em: 31 jul. 2023.

CHARAUDEAU, P. Uma análise semiolingüística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L.; GAVAZZI, S. (Orgs.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 11- 27.

______. Os estereótipos muito bem. Os imaginários, ainda melhor. Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 571-591, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.1.571-591>. Acesso em: 12 out. 2023.

______. Reflexões para a análise da violência verbal. Revista Desenredo, on-line, v. 15, n. 3, 2019. Disponível em: <https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/9916>. Acesso em: 24 out. 2023.

ESCOLA DO AMOR – THE LOVE SCHOOL. Sexo. 2021. [Playlist de vídeos do YouTube]. Disponível em: <https://youtube.com/playlist?list=PLQ5Pn_wB-6D2OrEzHONmBQZaEnXv7ZWbZ>. Acesso em: 3 jul. 2023.

FISCHER, R. M. B. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, on-line, v. 28, n. 1, p. 151-162, 2002. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000100011>. Acesso em: 4 set. 2023.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 15. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2023a.

______. Microfísica do poder. 15. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2023b.

KREHER, R.; GUARESCHI, N. M. F. Ou caminha com Deus ou dança com o Diabo: igrejas neopentecostais e o dispositivo da sexualidade. Desidades, Rio de Janeiro, v. 17, p. 23-34, 2017. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-92822017000400003>. Acesso em: 28 jul. 2023.

LOURO, G. L. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

______. Um corpo estranho. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

MARTINS, R. B. F. Performances do cotidiano na TV: os anônimos no talk show Casos de Família. Esferas, on-line, n. 20, p. 156-171, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.31501/esf.v0i20.12407>. Acesso em: 20 out. 2023.

MISKOLCI, R. Estranhando Foucault: uma releitura queer de História da sexualidade I. In: SPARGO, T. Foucault e a teoria queer (seguido de Ágape e êxtase: orientações pós-seculares). 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 83-95.

______. Batalhas morais: política identitária na esfera pública técnico-midiatizadora. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

PRECIADO, P. B. Pornotopia: PLAYBOY e a invenção da sexualidade multimídia. 1. ed. São Paulo: n-1 edições, 2020.

RODRIGUES, E. G. B. Pedagogias de um “amor inteligente”: empreendedorismo e racionalização dos afetos na Escola do Amor da Igreja Universal do Reino de Deus. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

SILVA, R. D. Educação audiovisual da sexualidade: uma proposta metodológica para análise e estudo de imagens e sons. Travessias, Cascavel, on-line, v. 14, n. 1, p. e23365, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.48075/rt.v14i1.23365>. Acesso em: 13 out. 2023.

SPARGO, T. Foucault e a teoria queer (seguido de Ágape e êxtase: orientações pós-seculares). 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

Downloads

Publicado

18-10-2024

Como Citar

Ramalho Procópio, M., & João Vieira Filho, M. (2024). Entre moralidade e proibição: pedagogização e imaginários sociodiscursivos sobre sexo na Escola do Amor. E-Compós, 27. https://doi.org/10.30962/ecomps.2986

Edição

Seção

Artigos Originais