Alfabetização Midiática-Visual

um estudo acerca das percepções docentes da rede pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.2846

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos, Mídia

Resumo

No território escolar, é fulcral a oferta de mediações pedagógicas críticas que problematizem as lições que os/as estudantes negociam com a mídia. Este trabalho objetiva categorizar e analisar um mapeamento sobre o cenário da Alfabetização Midiática-Visual em nove escolas públicas de um município no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu via questionário respondido por 110 docentes. Utilizamos o método de análise de conteúdo e analisamos, neste artigo, duas das quatro categorias que emergiram. Os sujeitos de pesquisa compreendem a Alfabetização Midiática-Visual como elemento pertinente à pedagogia escolar e acreditam que o trabalho docente frequentemente é pautado por tais mídias.

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Biografia do Autor

Alissom Brum, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale e graduado em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisas sobre infâncias e mídias, tendo como foco central Direitos Humanos e Alfabetização Midiática-Visual.

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Pesquisadora Gaúcha (FAPERGS) e CNPq Edital Ciências Sociais Aplicadas.

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Publicado

26-02-2024

Como Citar

Brum, A., & Schmidt, S. P. (2024). Alfabetização Midiática-Visual: um estudo acerca das percepções docentes da rede pública. E-Compós, 27. https://doi.org/10.30962/ecomps.2846

Edição

Seção

Artigos Originais