A plataformização das práticas de leitura em lives do Clubinho do King no YouTube

Autores

  • Pâmela Da Silva Pochmann Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7177-3869
  • Sandra Portella Montardo Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2767

Palavras-chave:

Plataformização, Práticas de leitura, YouTube

Resumo

O estudo, com a temática da plataformização das práticas de leitura no YouTube, tem como objetivo compreender o processo de plataformização das práticas de leitura nas lives do Clubinho do King. Para isso, mobiliza os conceitos de plataformização cultural, influenciadores, YouTube e leitura. A metodologia envolve a análise pelo viés da plataformização em quatro leituras do Clubinho do King e nos comentários feitos pela audiência em duas lives específicas. Os resultados identificam que os aspectos da plataformização afetam como a prática é consumida e divulgada no YouTube, e que funcionalidades como a hashtag, os links de direcionamento externo e o “@” facilitam o manejo pelo produtor cultural e pelos usuários.

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Biografia do Autor

Pâmela Da Silva Pochmann, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestra em Processos e Manifestações Culturais (2023), pela Universidade Feevale, com bolsa CAPES/PROSUC. Possui graduação em Relações Públicas (2014) pela Universidade Feevale, e pós-graduação em Teoria e Prática na Formação do Leitor (2019) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Participa do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Consumo Digitais (c3dig). Atua como relações-públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado na Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, em Paris. Professora e pesquisadora da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa. É líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Consumo Digitais (c3dig). É bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 2.

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Publicado

07-12-2023

Como Citar

Da Silva Pochmann, P., & Portella Montardo, S. (2023). A plataformização das práticas de leitura em lives do Clubinho do King no YouTube. E-Compós, 26. https://doi.org/10.30962/ec.2767

Edição

Seção

Artigos Originais