La economía política de la comunicación vista desde América Latina

Autores

  • Martín Becerra
  • Guillermo Mastrini

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.96

Palavras-chave:

Economia Política da Comunicação, América Latina, Heriberto Muraro, Desenvolvimento das Indústrias Culturais

Resumo

O presente artigo recupera o aporte do pesquisador argentino Heriberto Muraro, que nos anos oitenta traçou, a partir de um exame crítico das contribuições da economia política da comunicação e do desenvolvimento das indústrias culturais como objeto de análise, uma proposta de memorandum ou agenda de prioridade para o campo de estudos na América Latina. A partir dos processos de convergência, globalização e disseminação das tecnologias da informação e da comunicação registrados nas duas últimas décadas e meia, com a conseqüente mutação dos processos produtivos do setor, contrastamos as investigações que se realizam na América Ibérica com a agenda proposta por Muraro, reformulando-a e discutindo alguns de seus pressupostos. Ao mesmo tempo, propomos uma classificação das principais contribuições no marco dos estudos de economia política da comunicação e da cultura na região.

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Publicado

18-06-2008

Como Citar

Becerra, M., & Mastrini, G. (2008). La economía política de la comunicación vista desde América Latina. E-Compós, 7. https://doi.org/10.30962/ec.96

Edição

Seção

Dossiê Temático